Uma importante tradição patriótica no Brasil, que marca celebração da data da independência do país, voltará a ser realizada em Betim neste ano. O resgate da Semana da Pátria e do desfile cívico de Sete de Setembro foi anunciado pelo prefeito Heron Guimarães (União Brasil) nesta segunda-feira (12 de maio), em suas redes sociais. O chefe do Executivo municipal participou de uma reunião multissetorial para alinhar os detalhes do evento.
“Depois de alguns anos sem acontecer, o tradicional Desfile Cívico de Sete de Setembro está de volta! Começamos a semana com uma reunião multissetorial para alinhar todos os detalhes desse grande evento que celebra a nossa história, a nossa pátria e o orgulho de ser betinense”, escreveu em seu perfil no Instagram.
Heron, quando foi secretário de comunicação da prefeitura, entre os anos de 2001 e 2008, durante as duas primeiras gestões do ex-prefeito Carlaile Pedrosa, esteve à frente da realização do evento, que aconteceu, por muitos anos, na avenida Amazonas e, depois, com a inauguração do novo trecho da avenida sanitária Edmeia Matos Lazzarotti, em 2006, passou a ser realizado ali. Após um hiato de quase uma década, a tradição voltou somente na gestão de Vittorio Medioli, acotecendo no antigo parque de exposições da cidade, no bairro Angola. Com a pandemia da Covid-19, todos os eventos precisaram ser suspensos, e, assim, o Sete de Setembro deixou de ser realizado.
De volta neste ano, o desfile estará em novo local: na própria Edmeia Lazzarotti, mas em outro trecho, em frente ao Ginásio Poliesportivo Divino Braga. Segundo o cerimonialista da prefeitura Carlos Magno, que está à frente da organização da Semana da Pátria, a proposta, já aprovada pelo prefeito Heron Guimarães, é iniciar o desfile em frente ao poliesportivo e dispersá-lo na Edmeia no ponto que ela se cruza com a rua Milton Vieira Pinto, ao lado do antigo Betim Shopping.
A reportagem conversou com o cerimonialista da prefeitura, Carlos Magno, que estará à frente da organização da Semana da Pátria deste ano. “Estou muito feliz de poder ajudar a resgatar esse evento cívico que ficou marcado na memória de grande parte da população de Betim. Ao longo dos próximos meses, vamos definir a participação das escolas, dos órgãos públicos, das forças de segurança, de entidades e da sociedade civil, para que, no dia Sete de Setembro, tenhamos um desfile que não só valorize a história de nosso país, mas que fortaleça os laços de nossa comunidade”, frisou Magno.
Mais detalhes sobre a Semana da Pátria de 2025 serão divulgadas pela prefeitura posteriormente.