OPORTUNIDADE

Mutirão de castração realiza procedimentos gratuitos no município

Cães e gatos serão atendidos nestas quinta (15) e sexta (16), no Complexo Esportivo Riccardo Medioli

Por O TEMPO

Publicado em 14 de maio de 2025 | 18:07

 
 
Previsão é que até 120 castrações gratuitas sejam feitas por dia, contemplando tutores de cães e gatos de todo o município Previsão é que até 120 castrações gratuitas sejam feitas por dia, contemplando tutores de cães e gatos de todo o município Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação

Mais uma ação do Projeto de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos acontece em Betim nestas quinta (15 de maio) e sexta-feira (16 de maio), das 7h às 17h, no Complexo Esportivo Riccardo Medioli (rua Dulce Brandão, 52, Jardim Teresópolis).

Os procedimentos serão realizados no Castramóvel, e a previsão é que até 120 castrações gratuitas sejam feitas por dia, contemplando tutores de cães e gatos de todo o município. Além de castrados, os animais serão microchipados e receberão medicamentos.

Para inscrever um pet, é necessário fazer a inscrição por um formulário eletrônico. Após o cadastro, a equipe da Superintendência de Proteção e Defesa Animal (Sepa) entrará em contato com o tutor para confirmar o agendamento. No dia da castração, é preciso apresentar documentos originais de identidade e CPF, além de comprovante de endereço em nome próprio.

Critérios

As castrações feitas pelo projeto são feitas de maneira a assegurar a segurança dos animais. No caso dos felinos, são atendidos somente aqueles com idades entre 6 meses e 7 anos, exceto os da raça persa pela necessidade de anestesia inalatória - um método disponível apenas em clínicas especializadas.

Para os cães, são aceitos aqueles com idades entre 6 meses e 7 anos e peso entre 3 kg e 40 kg. Não serão castrados cães braquicefálicos (como shih-tzu, buldogue francês e inglês, pequinês e lhasa apso) nem raças sensíveis como maltês, yorkshire e spitz alemão, por também exigirem o uso de anestesia inalatória.

A iniciativa é promovida por meio de uma parceria entre a empresa Vale SA, o governo de Minas e outros entes. No município, a ação recebe o apoio da prefeitura.