A Prefeitura de Betim aproveita a data comemorativa do Dia Mundial da Doação de Leite Humano, celebrado na última segunda-feira (19 de maio), para reforçar um importante apelo: a ampliação da rede de mulheres doadoras na cidade. O objetivo é atender a um número crescente de bebês que dependem do leite materno para um desenvolvimento saudável.
Considerado o alimento mais completo para o bebê, o leite humano é rico em nutrientes e anticorpos essenciais, fortalecendo o sistema imunológico e acelerando a recuperação de recém-nascidos, especialmente aqueles com quadro clínico delicado, como prematuros e bebês de baixo peso.
Em Betim, o Banco de Leite Humano (BLH), que opera no Centro Materno-Infantil, é responsável por fornecer leite para os bebês internados na unidade de neonatologia da instituição.
De acordo com a coordenadora do BLH, Cláudia Gonçalves, atualmente, a demanda por leite é maior do que a quantidade disponível. "Com o estoque atual, conseguimos atender apenas aos bebês do grupo prioritário, que são os prematuros e os de baixo peso. Eles recebem a doação com prioridade, mas há muitos outros bebês internados que também poderiam se beneficiar do leite humano e, por falta de doações, acabam recebendo fórmula. A ampliação da rede de doadoras é fundamental para aumentar o alcance desse alimento tão vital", explicou Cláudia.
A coordenadora destacou ainda que as mulheres que se dispuserem a doar leite recebem todo o suporte necessário da equipe do BLH. Além do fornecimento de material adequado para o armazenamento do leite, as doadoras são orientadas sobre os cuidados com a coleta e conservação do produto. A coleta do leite é feita semanalmente na residência das doadoras. Após ser recolhido, o leite passa por um rigoroso processo de pasteurização e controle de qualidade antes de ser destinado aos bebês.
Atualmente, o Banco de Leite Humano de Betim conta com 30 doadoras ativas, que fazem parte do grupo externo. Mulheres que estejam amamentando e tenham produção excedente podem se inscrever para fazer parte dessa rede de solidariedade.
De janeiro a maio de 2023, o Banco de Leite de Betim distribuiu 196,2 litros de leite pasteurizado, beneficiando 389 bebês. Nesse mesmo período, foram registradas 486 doadoras cadastradas, 3.720 atendimentos individuais, 631 atendimentos em grupo e 370 visitas domiciliares.
Mulheres interessadas em se tornar doadoras de leite humano podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Betim pelo telefone (31) 3539-8601.