PIONEIRO

Primeiro centro de formação pra indústria pesada em MG é inaugurado em Betim 

Segundo a Fiemg, escola do Senai tem capacidade para formar mil alunos por ano, com foco nos setores da mineração, construção civil e limpeza urbana

Por Lisley Alvarenga
Publicado em 21 de maio de 2025 | 14:04
 
 
Flávio Roscoe, o presidente da Fiemg; Heron Guimarães, prefeito de Betim; e Bruno Baeta Ligorio, presidente do Sicepot em Minas, foram algumas das autoridades presentes na inauguração

A primeira unidade de formação profissional dedicada exclusivamente à indústria pesada em Minas Gerais foi inaugurada oficialmente em Betim, nesta quarta-feira (21 de maio), pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Localizado em um terreno de 190 mil m², no bairro Jardim Petrópolis, o centro tem capacidade para formar mil alunos por ano, com foco, sobretudo, em atender a demanda crescente por profissionais qualificados para os setores de mineração, construção civil pesada e limpeza urbana, fundamentais para o desenvolvimento econômico e a execução de grandes obras de infraestrutura no Estado.

O projeto do Senai Betim Centro de Treinamento e Desenvolvimento Maurício Roscoe, erguido em uma área construída de 4.590m², envolveu a compra do imóvel - com investimento estimado em R$ 20 milhões -, a aquisição de equipamentos tecnológicos de ponta - incluindo em comodato, cedidos por empresas parceiras -, além da reforma e adequação do espaço, que antes abrigava cursos profissionalizantes da Stellantis – grupo formado pelas marcas Fiat, Citroën, Jeep, Peugeot, Ram e outras. 

De acordo com o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, a inauguração da unidade representa um passo importante para o desenvolvimento da mão de obra especializada em setores-chave da economia mineira. “Não tínhamos uma unidade de formação que atendesse especificamente aos segmentos damineração, construção civil e limpeza urbano no Estado. Por isso, acreditamos que esse novo centro do Senai Betim será uma referência para a formação de profissionais qualificados para esses setores de alta demanda”, explicou Roscoe. “Nosso objetivo é formar alunos em parceria com as empresas e sindicatos, para que eles já saiam daqui com a garantia de emprego”, completou o presidente da entidade - a aula inaugural na escola ocorreu no dia 28 de abril.

Prefeito de Betim, Heron Guimarães afirmou que a abertura da nova unidade de capacitação é uma oportunidade de desenvolvimento econômico para Betim. O gestor municipal lembrou que, com a inauguração do primeiro aeroporto da cidade, previsto para ocorrer em até três anos, e com abertura de novas vias no Estado, como o prolongamento da Via Expressa, haverá aumento da demanda por maquinário pesado e por mão de obra qualificada em Minas, que agora serão ofertados pela nova escola. "Este polo de formação é imprescindível para a capacitação da nossa população, sobretudo para a nossa população jovem", frisou o prefeito.

Infraestrutura de ponta

A nova escola profissionalizante conta com nove salas de aula, auditório, laboratórios, estúdios, salas multiúso, além de possuir campos de provas externos, simulando ambientes reais de obras, com aclives, declives e movimentação de materiais, condições que, conforme a Fiemg, proporcionarão aos alunos treinamentos práticos em cenários semelhantes aos que encontrarão no mercado de trabalho.

Expansão e história

A nova unidade de Betim é a mais recente de uma rede de escolas do Senai em Minas, que atualmente atende mais de 200 mil alunos. Em Betim, a primeira unidade do Senai foi inaugurada em 1996, na avenida Amazonas, no Centro, e, desde então, já formou mais de 40 mil alunos em 15 cursos: administração, automação, desenvolvimento de sistemas, eletroeletrônica, eletromecânica, eletrônica, eletrotécnica, logística, manutenção automotiva, mecânica industrial, mecatrônica, metalúrgica, redes de computadores, segurança do trabalho e soldagem.