NOMEAÇÃO

Sérgio Fernandes assume o comando da Delegacia Regional da Polícia Civil de Betim

Morador da cidade há quase dez anos, o delegado diz conhecer bem os desafios do municipio; nomeação foi publicada nesta quinta (22 de maio)

Por Daniele Marzano

Publicado em 22 de maio de 2025 | 11:49

 
 
Sérgio Fernandes acumula quase 20 anos de experiência como delegado e já atuou nas comarcas de Conceição do Mato Dentro, Juatuba e Ibirité Sérgio Fernandes acumula quase 20 anos de experiência como delegado e já atuou nas comarcas de Conceição do Mato Dentro, Juatuba e Ibirité Foto: Arquivo pessoal

Nomeado nesta quinta-feira (22), o delegado Sérgio Fernandes Ferreira, de 50 anos, assume o comando da Delegacia Regional de Polícia Civil Betim. Ele entra no lugar de Marcelo Cali, que passará a atuar na cidade vizinha de Juatuba.

Formado em direito pela PUC Betim e morador de Betim há quase dez anos, Sérgio Fernandes diz conhecer bem a realidade do município, onde já atuou, anos atrás, como delegado de plantão. Além disso, antes de se tornar delegado, ele trabalhou por uma década na área de engenharia, na Stellantis. “É uma realização profissional e pessoal muito grande trabalhar aqui. Betim sempre me acolheu muito bem. E, agora, como delegado e também como cidadão, que usa os serviços públicos do município, vou trabalhar firmemente para prestar os melhores serviços à população. É uma satisfação enorme poder contribuir com a segurança e o bem-estar de todos”, afirma.

O delegado regional, que acumula quase 20 anos de experiência, estava atuando até então na Delegacia Regional de Ibirité, onde trabalhou por quase cinco anos – o período máximo em que um delegado pode atuar na mesma comarca. Antes disso, passou pelas cidades de Conceição do Mato Dentro e Juatuba.

Em Betim, como delegado regional, vai comandar não somente a Delegacia Regional, com também cinco distritos policiais, espalhados pela cidade. “Estou assumindo hoje (quinta, 22 de maio), e minha meta é não só dar sequência aos serviços prestados por meu antecessor, como aprimorá-los, sempre atendendo a população da melhor forma possível. Vamos buscar melhorias da nossa estrutura junto ao Estado e atuar de forma integrada com outros órgãos de segurança pública e também com a sociedade civil. Essa parceria é importante e necessária para o efetivo combate ao crime”, salienta.

Sobre os principais desafios que acredita que irá enfrentar, Sérgio Fernandes cita os crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas. “Vamos atuar fortemente nessa frente, combatendo esses crimes que levam a outros mais graves, que eliminam vidas”, frisa ele ao contextualizar esse cenário com a evolução industrial de Betim: “É claro que uma cidade próspera como essa e que virou um polo econômico vibrante, atrai muitas pessoas, mas também atrai a criminalidade, que nós vamos combater firmemente”.

O antecessor de Fernandes exaltou o trabalho dele. “O trabalho não para, mas tenho certeza que o dr. Sérgio, que está vindo, continuará melhorando os trabalhos realizados pela PCMG de Betim, visto que ele é um delegado experiente, que já foi testado como delegado regional, sendo um bom gestor”, avalia.

Marcelo Cali também avaliou sua própria passagem pelo município. “Durante esses cinco anos que atuei como delegado regional em Betim, a união das instituições públicas (município, Guarda Municipal, Polícia Militar,  Ministério Público e Polícia Civil) foi fundamental para a diminuição da criminalidade e a melhoria na qualidade dos serviços entregues à população”, enfatizou.

A nomeação de Sérgio Fernandes foi publicada no "Jornal Minas Gerais", na edição desta quinta-feira.