A prefeitura iniciou, nesta semana, uma nova etapa da campanha de vacinação com a chegada de doses dos imunizantes contra a covid-19, dengue e HPV. A distribuição dos lotes foi feita pelo governo de Minas Gerais, com foco em públicos específicos e ações de resgate vacinal.
Para a covid-19, o município recebeu 2.500 doses destinadas a pessoas a partir de 12 anos que fazem parte de grupos prioritários, como imunocomprometidos, gestantes, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, idosos, indígenas, entre outros. Devido à quantidade limitada, a aplicação está concentrada em 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), como as das regiões de Citrolândia, Imbiruçu, Petrovale e Teresópolis.
A cidade também recebeu 6.244 doses da vacina contra a dengue, direcionadas a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Neste caso, o imunizante está disponível nas 41 UBSs da cidade.
Vacinação HPV
Outra frente da campanha é a vacinação contra o HPV. A Secretaria Municipal de Saúde convoca jovens entre 15 e 19 anos que ainda não foram imunizados para se vacinarem. A medida faz parte de uma iniciativa estadual para ampliar a cobertura e proteger contra o vírus sexualmente transmissível, associado a diversos tipos de câncer. Em Betim, mais de 9 mil adolescentes nessa faixa etária ainda não tomaram a vacina.
A vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas unidades de saúde do município.