DADOS

Crimes violentos em Betim caem 18% no primeiro quadrimestre, aponta Sejusp

Entre janeiro e abril deste ano, foram 307 ocorrências contra 376 no ano passado

Por O TEMPO
Publicado em 24 de maio de 2025 | 09:00
 
 
Abertura do COP e aquisição de equipamentos, viaturas e armamentos pra Guarda Municipal foram ações que contribuíram para a queda, informou a prefeitura

Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas (Sejusp-MG) mostram que Betim teve uma queda de 18,4% nos crimes violentos – o que engloba delitos como estupro, extorsão, roubo e sequestro – nos quatro primeiros meses de 2025: foram 307 ocorrências entre janeiro e abril, contra 376 no mesmo período de 2024. 

Na avaliação do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria Adjunta de Segurança Pública de Betim, a criação do Centro Integrado de Operações (COP), em maio do ano passado, foi uma das ações que contribuíram para essas diminuição. 

Conforme a pasta, o COP conta atualmente com 69 câmeras do sistema Olho Vivo e 66 câmeras LPR (License Plate Recognition), que fazem leitura automática de placas em diversos pontos da cidade – essas imagens são acompanhadas em tempo real pelas forças de segurança.

“Em um ano de funcionamento, o COP identificou e possibilitou a prisão de seis indivíduos com mandado em aberto, rastreou e recuperou 29 veículos furtados ou roubados e levou à prisão de outros 20 suspeitos que transitavam em veículos com ocorrência. Também permitiu a prisão de três homens que haviam roubado um transeunte e de um indivíduo flagrado furtando um estabelecimento comercial”, apontou a secretaria.

Monitoramento 24 horas

O COP funciona de forma interrupta e reúne equipes das Guardas Municipal e Patrimonial, da Defesa Civil, do Samu, da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros de Minas. Também é no COP que chegam os chamados à Guarda Municipal (pelo 153) e à Defesa Civil (pelo 199).

“O objetivo é centralizar, em um mesmo espaço, as ações de monitoramento e resposta às ocorrências, garantindo mais agilidade na comunicação entre os órgãos e mais eficiência no atendimento à população. O sistema também possibilita atuações preventivas e mais integração entre as forças de segurança, o que reforça a proteção aos moradores da cidade”, informou a secretaria em nota.

Segundo o secretário adjunto de Segurança Pública de Betim, Anderson Reis, a prefeitura tem feito outros importantes aportes visando à redução da violência. “Entre eles, estão a aquisição de novos equipamentos, viaturas e armamentos para a Guarda Municipal, o que amplia sua capacidade de atuação. Também fortalecemos a atuação conjunta das forças de segurança por meio de parcerias, como a que ocorre no COP, que permite respostas mais rápidas e eficientes às ocorrências, prevenindo situações de maior gravidade”, disse.