EDUCAÇÃO

Projeto leva teatro educativo do Samu a escolas municipais nesta quarta (28)

Teatro lúdico e cartilhas educativas ensinam primeiros socorros e uso consciente do Samu a estudantes da rede municipal

Por O TEMPO
Publicado em 26 de maio de 2025 | 10:33
 
 
Criado em 2022, o projeto “Samu na Escola” já passou por 22 instituições, alcançando mais de 5 mil alunos em Betim.

Na próxima quarta-feira (28), alunos de duas instituições municipais de ensino em Betim participarão de uma atividade educativa promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ação integra o projeto “Samu na Escola”, que utiliza o teatro para ensinar, de forma lúdica, conceitos de primeiros socorros e o uso adequado do serviço de emergência.

A programação começa às 8h30, no Centro Infantil Municipal Emanuel Marcelino Maia Silva, na região Norte. À tarde, às 13h30, a apresentação será realizada para os estudantes da escola Salão do Encontro.

Criado em 2022, o projeto já passou por 22 escolas municipais e alcançou mais de 5 mil alunos. As apresentações abordam situações do cotidiano, como quedas, queimaduras e engasgos, além de alertar sobre os riscos dos trotes ao número de emergência.

Ao final das encenações, os alunos recebem cartilhas ilustradas com orientações básicas de primeiros socorros, incentivando a multiplicação do conteúdo dentro de casa.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Betim e a Secretaria Municipal de Saúde, com foco na promoção da educação em saúde desde a infância.