Ferrovia em Betim dos bairros Alterosas, Chácara, Santa Inês e Vila Triângulo tem entorno limpo nestas segunda (26) e terça-feira (27). O objetivo da ação é remover resíduos descartados de forma irregular em quatro pontos críticos identificados durante fiscalizações feitas pela VLI Logística — concessionária responsável pela linha férrea que corta o município — e pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos).
O diretor de Serviços Ambientais da Ecos, Júlio César Souto Batista, destaca que esta é uma ação paliativa, voltada para áreas de uso comum e de risco ambiental. "A iniciativa integra um conjunto de esforços contínuos da Diretoria de Serviços Ambientais para combater o descarte irregular de resíduos e oferecer suporte às empresas parceiras que atuam em áreas sensíveis do município”, explica o diretor.
A passagem de nível da rua Rui Barbosa, no bairro Vila Triângulo, é o primeiro ponto a receber os serviços, onde foram retirados entulhos e materiais inservíveis. A operação atua com uma retroescavadeira e três caminhões para a remoção dos resíduos por uma equipe da Diretoria de Serviços Ambientais da Ecos. O trabalho é acompanhado por técnicos da VLI, que orientam as equipes sobre os procedimentos de segurança na linha férrea e auxiliam na coleta dos resíduos sobre os trilhos até pontos adequados para o recolhimento.