RECONHECIMENTO

Trabalho da Sepa será destacado como ‘bom exemplo’ em evento internacional

Superintendência representará o município na 6ª Conferência Internacional da Icam, um dos maiores eventos mundiais do setor

Por O TEMPO

Publicado em 27 de maio de 2025 | 19:24

 
 
Sepa conta com um setor de educação em saúde e socioambiental Sepa conta com um setor de educação em saúde e socioambiental Foto: Fred Magno/O TEMPO

Betim vai ser representada na 6ª Conferência Internacional da Icam - sigla em inglês para Coalizão Internacional de Gestão de Animais de Companhia -, um dos maiores eventos mundiais relacionados a gestão populacional ética, proteção animal e meio ambiente. A participação do município foi validada por conta do trabalho desenvolvido pela Superintendência de Proteção Animal (Sepa). 

A conferência, que é on-line, vai acontecer de 16 a 20 de junho, e contará com a participação da veterinária da Sepa Samilla Santos. “Nós mandamos um resumo científico do que é feito junto à Educação, e ele foi aprovado para ser apresentado à comunidade internacional como um bom exemplo”, explica a profissional.

Segundo ela, a parceria firmada também com outras pastas, como Assistência Social, Saúde e Defesa Civil, vem potencializando o trabalho - e, consequentemente, os resultados - da Sepa, que será apresentado na conferência. “Será uma oportunidade de mostrar que, sim, é possível - e necessário - construir políticas públicas robustas, intersetoriais e humanas. Políticas que geram impacto real para animais, pessoas e territórios. O que vem sendo feito em Betim não nasceu do acaso. É fruto de planejamento, coragem, diálogo e, sobretudo, compromisso coletivo. Uma construção viva, feita de encontros, parcerias e do desejo de transformar realidades”, sublinha Samilla. “O que Betim leva para a Icam não é discurso. É prática. É transformação real. É política pública viva”, emenda.

Atuação em rede

A Sepa conta, hoje, com um setor de educação em saúde e socioambiental, que atua junto às escolas e aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município. A primeira unidade a abraçar a ideia foi a do Citrolândia. 

“Fazemos um trabalho educativo para trazer a população vulnerável para perto. Dessa forma, identificamos várias situações de maus-tratos aos animais e à própria população. Interagimos com [as secretarias de] Assistência Social e Saúde, ajudamos no processo de castração animal e a identificar acumuladores tanto de objetos quanto de animais, contribuindo para que eles tenham uma qualidade de vida melhor”, afirma a superintendente de Proteção Animal do município, Roberta Cabral.

“Betim está avançando cada vez mais em todos os setores da Sepa, e, hoje, a educação está sendo uma referência, agora ganhando o mundo”, completa a titular da pasta.