A prefeitura lança, nesta quinta-feira (29), o projeto "Pista Limpa", que vai instalar lixeiras nas pistas de caminhada da cidade. O evento que marca o lançamento será na pista de caminhada da Edmeia Matos Lazzarotti, próximo à Praça do Encontro, às 19h, e terá um treino de corrida com as equipes Betim Runners e Corre Caramelo.
A técnica de enfermagem Aline Rodrigues esteve presente no evento de lançamento e destaca a utilidade desse projeto: “É muito bom ver esse investimento que está sendo feito na limpeza, no esporte e na área de lazer. Que toda a população aproveite e colabore com isso”, completou.
A ação faz parte do programa Empresa Parceira do Esporte (EPE), criado recentemente pela Secretaria Municipal de Esportes. Segundo a pasta, por meio desse programa, empresários podem apoiar o esporte da cidade com doações, parceria e patrocínio, como aconteceu no caso das lixeiras, que foram disponibilizadas pela Cooperativa dos Permissionários de Betim (Cooperbet) e do Serviço de Transporte de Baixa Capacidade (STBC). De acordo com o secretário de Esportes, Welinton Abreu, o Sapão, como contrapartida, as empresas vão receber o carimbo de empresa socialmente parceira da Secretaria de Esportes e ganhar o reconhecimento e a divulgação da sua marca nos materiais instalados.
"Acreditamos que o Pista Limpa chega para incentivar o cuidado com a pista de caminhada, com o meio ambiente, além de estimular a prática de atividades físicas nesse espaço. Queremos fomentar o esporte nos quatro cantos de Betim, incentivando o melhor uso dos espaços públicos da cidade, e temos trabalhado muito nesse sentido. Já fechamos parceria com várias empresas para doação de uniformes e premiação de torneios e temos certeza de que essa ação vai ajudar a fomentar ainda mais o esporte na nossa cidade", afirma o secretário.
Nesta primeira etapa do projeto, estão sendo instaladas 30 lixeiras.
Empresários que desejarem participar devem ir até a secretaria, no Centro Administrativo, e preencher um formulário com a proposta de investimento no esporte da cidade. Uniformes, academia popular e premiações de torneios são alguns outros exemplos além de lixeiras.
De acordo com o secretário, a previsão do projeto é que, até o fim do ano, toda a extensão das pistas de caminhada da cidade seja contemplada com lixeiras.