DEFESA CIVIL

Projeto Pequenos Defensores será ampliado e chega a escolas de Betim

Iniciativa da prefeitura agora vai atender alunos de turmas do 4°, 5° e 6° anos de escolas municipais da cidade

Por O TEMPO

Publicado em 04 de maio de 2025 | 09:00

 
 
De 2022, quando foi criado, até hoje, projeto formou mais de 300 estudantes no Salão do Encontro De 2022, quando foi criado, até hoje, projeto formou mais de 300 estudantes no Salão do Encontro Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação

A partir da próxima segunda-feira (5 de maio), o projeto Pequenos Defensores, desenvolvido pela Prefeitura de Betim, por meio da Superintendência Municipal de Defesa Civil, será ampliado. Agora, a iniciativa, que visa fortalecer a educação preventiva e a cultura de proteção e defesa civil entre crianças e adolescentes, vai atender alunos de turmas do 4°, 5° e 6° anos de escolas municipais da cidade. De 2022, quando foi criada, até hoje, a ação já formou mais de 300 estudantes no Salão do Encontro.  

A expansão do Pequenos Defensores contemplará, inicialmente, 357 alunos de cinco escolas municipais: Arthur Trindade, no bairro Vila Universal; Maria Elena da Cunha Braz, no Icaivera; Maria Aracelia Alves, no Conjunto Habitacional Jalila Conceição Pedrosa; e Frei Rogato, no Colônia Santa Isabel. 
Em cada instituição, o projeto será desenvolvido em nove encontros, com sete aulas teóricas, uma aula prática e um encontro de formatura. 

Durante as atividades, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre conceito e atuação da Defesa Civil; identificação de manifestações patológicas em residências; riscos domésticos e brincadeiras perigosas; noções básicas de primeiros socorros; coleta seletiva e educação ambiental; riscos hidrológicos e geológicos; e importância da preservação ambiental e prevenção de desastres naturais. 

A ampliação começa pela Escola Municipal Valério Ferreira Palhares, no bairro Petrovale. Para os alunos do 5º ano, as aulas começarão na segunda-feira, e a cerimônia de formatura está prevista para 30 de junho. Já para os alunos do 6º ano, o início está marcado para a quarta, com a formatura programada para 2 de julho. Ao todo, 60 estudantes da unidade participarão do projeto. Nas demais instituições de ensino, alunos de turmas do 4° ano participarão das atividades. As aulas serão realizadas nas próprias dependências das escolas participantes, em horários previamente organizados de acordo com cada instituição.

“A ampliação do Pequenos Defensores reflete o compromisso da Prefeitura de Betim em formar cidadãos mais conscientes, capazes de identificar riscos e atuar em situações de emergência. Investir na educação preventiva é investir em um futuro mais seguro para toda a nossa cidade", ressalta a superintendente municipal de Defesa Civil, Suellen Reis.