TEA

Educadores participam de curso voltado para inclusão de crianças autistas

Ação ocorre nestas quinta (8) e sexta-feira (9), no auditório da prefeitura

Por O TEMPO

Publicado em 06 de maio de 2025 | 19:23

 
 
Curso abordará temas como diferenças entre birras, crises sensoriais, comportamentais e solicitações específicas do espectro Curso abordará temas como diferenças entre birras, crises sensoriais, comportamentais e solicitações específicas do espectro Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação

Profissionais da Educação de Betim participarão, nestas quinta (8 de maio) e sexta-feira (9 de maio), do curso “Formação de Gerenciamento de Crise – Compreendendo e lidando com birras em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, do Centro de Referência e Apoio à Educação Inclusiva Rafael Veneroso (Craei-RV), vinculado à Secretaria Municipal da Educação (Semed).

A formação ocorrerá das 7h15 às 17h, nos dois dias, no auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo, com o objetivo de preparar educadores para identificar e manejar, de forma qualificada e humanizada, situações desafiadoras no ambiente escolar.

 “A proposta é garantir que os profissionais estejam cada vez mais preparados para lidar com os desafios diários da sala de aula, oferecendo suporte qualificado às crianças com TEA e suas famílias. A ação também se alinha ao compromisso da gestão municipal com a formação continuada dos educadores da rede, valorizando a inclusão e o respeito à diversidade”, afirma a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta.

O encontro

O curso abordará temas como as diferenças entre birras, crises sensoriais, comportamentais e solicitações específicas do espectro, bem como os fatores que podem desencadear esses comportamentos - como dificuldades de comunicação, questões sensoriais, alterações de rotina e frustrações. Serão abordadas também estratégias práticas de prevenção e manejo dessas situações. 

A palestrante convidada é a renomada psicomotricista e psicopedagoga Rita Thompson, que é mestre em educação, diretora do Instituto de Pesquisas SUAV e presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins, no Rio de Janeiro.