Betim vai abrigar mais um centro de distribuição (CD). Desta vez, é a Ypê – gigante do setor de limpeza e higiene pessoal – que chega para se instalar no município. O anúncio foi feito nesta semana pelo prefeito Heron Guimarães (União). Na segunda-feira (16), ele recebeu o Diretor Jurídico, Relações Institucionais e Comunicação Externa da empresa, Pedro Rubião, para anunciar oficialmente o início das operações.
De acordo com o chefe do Executivo, o investimento nas instalações do município somam R$ 100 milhões. A unidade ocupa uma área de 24 mil m² e possui 20 mil posições logísticas. A estimativa é que o empreendimento gere cerca de cem empregos diretos, além de movimentar aproximadamente R$ 10 milhões em ICMS por ano. “Betim segue como um polo estratégico para o desenvolvimento industrial e logístico de Minas Gerais”, publicou Heron.
A secretária adjunta interina de Desenvolvimento Econômico, Bárbara Cajazeiro, reforça que a chegada do CD consolida o município como um polo de destaque no Estado. “Isso é resultado de um trabalho estratégico que visa atrair investimentos, gerar empregos e fortalecer nossa economia local. Estamos preparados para seguir avançando e acolher cada vez mais empresas que queiram crescer junto com a nossa cidade”, sublinha a secretária.
Ainda de acordo com o prefeito, a nova operação da Ypê faz parte do chamado Projeto 70 em 7, que prevê dobrar o tamanho da empresa nos próximos sete anos. “Além da distribuição de produtos de limpeza, o novo centro abre caminho para outros investimentos em parceria com a Tixlog, braço logístico do grupo”, adiantou.
Já a Ypê, por questões estratégicas, ainda não detalhou como vai ser a atuação no município nem revelou, por exemplo, a localização exata do centro de distribuição. Fontes ligadas à prefeitura, no entanto, informaram que o CD vai funcionar em um condomínio logístico no Citrolândia e deve começar a operar ainda neste ano.
Em nota, a empresa afirmou que “essa iniciativa faz parte de um plano mais amplo de investimentos da marca em avaliação”.
Atualmente, o município abriga 22 CDs de grande porte, de acordo com a Fundação Beta.