Em um momento crítico para os estoques de sangue em Betim, a Câmara Municipal, em parceria com a Fundação Hemominas, realizará um seminário em alusão ao Junho Vermelho e ao Junho Laranja, mês dedicado à conscientização sobre a doação de sangue e de medula óssea. O evento, que ocorrerá no dia 30 de junho, tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância de doar sangue e se cadastrar como doador de medula óssea. Atualmente, os estoques de sangue na cidade estão em estado de alerta para a maioria dos grupos, com destaque para o O+, que está em situação crítica, e o O-, cuja demanda é alta em emergências.
A psicóloga Kátia Tristão, do Núcleo de Qualidade Hemominas Betim, salientou que iniciativas como essa são de extrema relevância para fortalecer a cultura de doação. “A Fundação Hemominas depende de doações constantes para manter os estoques de sangue seguros. Sem o apoio da população, não conseguimos atender de forma adequada às necessidades dos hospitais, especialmente em momentos como este, em que o frio e o período de férias dificultam a mobilização”, frisa Kátia.
Presidente da Casa, o vereador Leo Contador (Cidadania) pontua que reforçar a solidariedade e a responsabilidade coletiva, especialmente quando á escassez de sangue nas unidades de saúde é uma preocupação, é extremamente necessário. “Agora, mais do que nunca, precisamos da mobilização de todos. Que cada pessoa reconheça o poder desse simples ato e ajude a fortalecer essa corrente de vida e esperança”, pontua o vereador.
Interessados em participar do seminário, que acontecerá das 13h às 16h, no plenário da Casa Legislativa, devem se inscrever de forma on-line, no site oficial da Câmara (camarabetim.mg.gov.br), até 29 de junho. A participação no seminário é gratuita e terá direito à certificação, desde que o participante compareça em toda a carga horária do encontro.
O requerimento para a realização do seminário é de autoria do vereador Toninho da Farmácia (PL).