COMPROMISSO

Betim promove conferência e reforça o compromisso com a política de assistência social

Evento reunirá mais de 300 participantes para debater os 20 anos do Suas e propor diretrizes para a 14ª Conferência Nacional

Por O TEMPO
Publicado em 29 de junho de 2025 | 18:31
 
 
Ao longo de dois dias, os grupos se dedicarão a avaliar a política pública local e a construir propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas)

Com o auditório do Centro Administrativo como palco, Betim se prepara para discutir o presente e o futuro da assistência social. A cidade realiza, nos dias 3 e 4 de julho, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, que terá como tema central os “20 anos do Suas: construções, proteção social e resistência”. A iniciativa é do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Prefeitura de Betim.

A conferência vai reunir mais de 300 participantes, entre representantes da sociedade civil, usuários da rede, trabalhadores do setor, gestores e movimentos sociais. Ao longo de dois dias, os grupos se dedicarão a avaliar a política pública local e a construir propostas voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com base em cinco eixos temáticos previamente definidos.

As atividades começam na quinta-feira (3), das 14h às 17h, com abertura cultural e palestra magna da professora Glays de Fátima Silva, assistente social e docente da PUC Minas Betim. Na sexta-feira (4), os participantes se dividem em grupos de trabalho e, ao final do dia, apresentam as propostas sistematizadas. Ao todo, 120 delegados eleitos nas 17 pré-conferências realizadas nas regionais e no Centro Pop também integram os debates.

Fernanda Vieira, presidente do CMAS, destaca o papel democrático do encontro. “Chegar à 15ª conferência é resultado do trabalho coletivo de quem acredita na assistência social como política pública essencial. Nosso papel é garantir um espaço onde todas as vozes sejam ouvidas”, afirmou.

Para a vice-prefeita e secretária de Assistência Social, Cleusa Lara, o evento contribui para aproximar as políticas públicas da realidade vivida por quem mais precisa. “É ouvindo quem vive, trabalha e precisa da assistência social que conseguimos avançar com mais justiça e efetividade”, pontuou.