PREVENÇÃO

Guarda Municipal participa de seminário internacional sobre segurança nas escolas

Capacitação reúne forças de segurança e conta com palestras do Serviço Secreto dos EUA sobre prevenção e resposta a ataques em insituições de ensino.

Por O TEMPO
Publicado em 02 de junho de 2025 | 19:25
 
 
O seminário tem como objetivo reforçar a capacidade de resposta rápida e eficaz dos profissionais de segurança diante de crises em ambientes escolares.

Agentes da Guarda Municipal de Betim vão participar, entre os dias 4 e 6 de junho, do “Seminário Internacional: Medidas Preventivas e Repressivas de Ataques às Escolas – Agressores Ativos Escolares”, realizado na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A formação é promovida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e reunirá diversas forças de segurança do país.

Entre os participantes estão representantes das polícias Civil, Militar e Federal, além do Corpo de Bombeiros, Exército e convidados internacionais. Um dos destaques da programação é a participação de agentes do Serviço Secreto dos Estados Unidos, que compartilharão experiências e estratégias utilizadas em situações reais de ataques em escolas.

O seminário tem como objetivo reforçar a capacidade de resposta rápida e eficaz dos profissionais de segurança diante de crises em ambientes escolares. Os conteúdos abordam desde o perfil de possíveis agressores, protocolos de atuação, riscos ligados ao uso de redes sociais por crianças e adolescentes, até medidas preventivas e práticas de enfrentamento. A programação inclui palestras, painéis de debate e troca de experiências.

Para a comandante da Guarda Municipal de Betim, Midiã Fernandes, a participação no seminário é essencial. “A Guarda atua diretamente nas escolas do município com foco preventivo e, portanto, busca, por meio desse seminário, adquirir expertise adicional para combater possíveis ataques em instituições de ensino. Além disso, a iniciativa vai contribuir para a identificação de fatores de risco e para a implementação de outras medidas preventivas, promovendo um ambiente cada vez mais seguro para toda a comunidade escolar”, afirmou.

Fernandes também destacou a relevância da presença internacional. “A participação do Serviço Secreto Americano será um marco, pois são profissionais de referência e com vasta experiência em atuação em situações de ataque a escolas. Teremos a percepção das melhores práticas e estratégias já testadas e validadas, e poderemos adaptar essas lições para a realidade local, aprimorando as estratégias de enfrentamento em situações de risco”, completou.