O município de Betim registrou, entre janeiro e maio de 2025, o menor índice de roubos dos últimos 11 anos, aponta levantamento do Observatório de Segurança Pública da Secretaria Municipal de Segurança Pública. A queda, conforme os dados apresentados, ocorreu em todas as quase 30 categorias analisadas de roubos.
Na análise dos roubos em geral, houve uma redução de 39,7% nesse tipo de crime nos primeiros cinco meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2024: foram 208 casos registrados em 2025 contra 345 no ano passado. A queda, quando confrontado os meses de janeiro a maio de 2016, ano de maior incidência dentre os periodos pesquisados, com 3.150 ocorrências, é bem mais expressiva: 93,4%.
O levantamento do Observatório da Segurança analisou ainda de forma específica os registros de roubos de veículos, a coletivos, contra transeuntes, a residências e a comércios - os de maiores incidência na cidade. Todos apresentaram redução nos últimos anos, conforme mostra o estudo apresentado.
No que se refere aos roubos de veículos, Betim encerrou os primeiros cinco meses de 2025 com queda de 52,4% nos registros. Foram anotadas 50 ocorrências de janeiro a maio deste ano, contra 105 no mesmo período de 2024. Já na comparação com os dados de 2017, a queda é ainda mais expressiva, com 91,5% (588) roubos a veículos a menos.
Com relação aos roubos a coletivos, os dados se mantêm estáveis: apenas três ocorrências entre janeiro e maio de 2025, número igual ao mesmo período de 2024. O comparativo com anos anteriores, no entanto, mostra uma redução de 66,7% em relação a 2023, que teve nove casos, e de 98,2% em comparação com 2016, com 169 registros.
Entre os crimes mais comuns, os roubos a transeuntes também atingiram o menor índice em 11 anos. Foram 92 registros de janeiro a maio deste ano, 37,8% menos que em 2024 (148) e 95,1% (1.798) abaixo do número verificado em 2016.
Já os roubos a residências, embora tenham registrado leve aumento em relação a 2024, passando de seis para nove ocorrências, mantêm queda na comparação com anos anteriores. A maior discrepência é em relação a 2016, em que houve 63 ocorrências, uma queda de 85,7% em relação a este ano.
No comércio, a queda também foi bastante expressiva. Os registros passaram de 37, em 2024, para 14 em 2025, uma redução de 62,2%. Em comparação com 2015, quando foram contabilizados 327 casos, a queda foi de 95,7%.
Responsável pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, Anderson Reis salientou que os investimentos feitos pelo governo de Minas e pela Prefeitura de Betim contribuíram para a queda dos índices de roubos. Segundo ele, enquanto o Estado implementou novas bases móveis na cidade, colocando-as em pontos estratégicos, o município investiu na Guarda Municipal. "O Executivo ofereceu mais treinamento, armamento e trouxe para a cidade tecnologias para garantir mais segurança, como câmeras de vídeo monitoramento de placa de veículos", exemplificou.
Para o responsável pela Delegacia Regional de Polícia Civil de Betim, Sérgio Fernandes Ferreira, o trabalho integrado entre as forças de segurança também incluenciaram nesse resultados positivo. "São todas as forças unidas para a proteção do cidadão de bem. Essa integração faz a diferença e resulta em bons números na cidade", afirmou.
Em nota, a Polícia Militar de Minas, por meio do 33º Batalhão de Betim, dedclarou que a queda nos roubos em Betim é fruto de um planejamento estratégico rigoroso com o emprego da inteligência, busca do resultado e da execução de ações e operações preventivas e repressivas, além de prisões.
Ainda conforme a PM, a implantação das Redes de Proteção Preventiva, a atuação do Grupo Especial de Policiamento em Áreas de Risco (Gepar), o emprego das Bases Comunitárias e realização de operações integradas com Unidades Apoiadoras da PM, também impactaram diretamente na redução da criminalidade, conforme demonstram os índices apresentados. "Embora ainda existam grandes desafios no âmbito da segurança pública, os dados indicam avanços consistentes rumo à preservação da ordem pública em Betim", salientou a nota.
O Tempo Betim também acionou o 66º Batalhão, mas até o fechamento da edição, não havia obtido retorno.