A Prefeitura de Betim iniciou, na madrugada desta quinta-feira (10), a ampliação do Corredor Azul — projeto pioneiro na região metropolitana voltado à melhoria da mobilidade urbana e ao aumento da segurança viária. O novo trecho, com 8,5 km, se estende nos dois sentidos da avenida Edmeia Matos Lazzarotti, desde a Praça do Encontro até a entrada do bairro Vila das Flores.
A primeira fase da obra envolve a retirada da sinalização horizontal antiga, que deve durar cerca de cinco dias úteis, com os trabalhos sendo executados à noite para reduzir impactos no tráfego. A partir da próxima terça-feira (15), será aplicada a nova sinalização horizontal (pintura de solo) e vertical (placas), com previsão de conclusão em até 25 dias. Quando finalizado, o novo trajeto se integrará ao Corredor Azul, totalizando 12,1 km de faixas exclusivas para motos ao longo da Edmeia Lazzarotti.
Para que o novo segmento funcione corretamente, haverá mudanças na sinalização, com orientações para embarque e desembarque de passageiros e proibição de paradas e estacionamentos em pontos específicos. Serão instaladas mais de 30 placas com instruções sobre o uso da faixa preferencial e localização dos bolsões para motos nos cruzamentos com semáforo.
O Corredor Azul foi lançado em março, inspirado em iniciativas similares de cidades como São Paulo. O trecho inicial, de 3,6 km, vai do entroncamento com a avenida Amazonas (próximo à Metalsider) até a Praça do Encontro. A expectativa é estender o padrão de sinalização a outras grandes avenidas da cidade.
Criado dentro dos contratos de manutenção viária, o projeto visa reduzir acidentes e tornar o trânsito mais eficiente. Segundo o diretor de Transportes e Trânsito da Ecos, Vladimir Macedo, os resultados do novo trecho serão avaliados a partir do cruzamento de dados da Saúde com registros de acidentes na via. “O Corredor Azul está sendo ampliado conforme planejado. Já enviamos os projetos à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e seguimos dialogando com órgãos estaduais e federais em busca das melhores soluções para a cidade”, afirmou.
Para o aposentado Luiz Carlos de Miranda, a medida é ótima e, quanto antes for implantada, melhor será. “Defendo esta ideia há muitos anos. Parabenizo os órgãos envolvidos, e espero que esta implementação seja a mais rápida possível”, conta.
Leonardo da Costa Simim. empresário, conta que o projeto Corredor Azul veio para trazer mais segurança para os motociclistas da cidade, ainda mais para aqueles que trabalham com motos. “Vai otimizar o tempo de entrega e tenho visto que os motoristas têm respeitado e se adequado à faixa exclusiva para as motos”, aponta.