O Safety Center da Stellantis, instalado dentro do Polo Automotivo de Betim, acaba de ser aprimorado com a criação de uma nova pista de testes voltada especialmente para veículos híbridos e elétricos. O espaço já era referência em segurança automotiva e agora passa a contar com uma estrutura dedicada a atender as exigências desses novos modelos.
A ampliação foi apresentada durante a visita oficial do CEO global da Stellantis, Antonio Filosa, ao Brasil. Ele conheceu de perto a nova fase do centro.
O processo segue protocolos rigorosos e específicos para os modelos eletrificados. Antes do impacto, por exemplo, as baterias dos veículos passam por uma análise detalhada, que inclui testes elétricos e verificação do isolamento. Mais de 50 engenheiros integram a equipe que realiza os testes no local.
Durante a simulação da colisão, sensores e tecnologias avançadas monitoram em tempo real qualquer sinal de curto-circuito, fuga térmica ou risco de incêndio. Depois do impacto, o veículo é levado para uma área isolada. Técnicos e brigadistas fazem inspeções visuais e utilizam equipamentos não invasivos para checar a integridade da bateria. A temperatura e possíveis gases liberados continuam sendo acompanhados de perto.
Na última etapa, o carro é levado para uma Zona de Segurança, onde permanece sob observação por no mínimo 24 horas. Câmeras térmicas e sensores ligados a um sistema online registram cada variação, com acesso liberado para o Corpo de Bombeiros e a equipe técnica. Se houver qualquer sinal de instabilidade, o veículo é resfriado por um tanque de imersão desenvolvido especialmente para conter emergências com baterias de alta voltagem.