Moradores de vários bairros de Betim estão sem fornecimento de água há cerca de três dias. Uma obra da Copasa na rodovia LMG-808 que corta diversos bairros na região de Nova Contagem, em Contagem, na região metropolitana, deixou os moradores sem água desde domingo (20/7) à noite. A intervenção também afeta Ribeirão das Neves, Esmeraldas e Contagem.
A assistente social Vanessa Cruz de 32 anos, moradora de Nova Contagem, disse que a pia dela está cheia de louça para lavar. Ela está revoltada com a situação e afirmou que essa não é primeira vez que isso acontece: "Em março, a gente ficou oito dias sem fornecimento de água, e a Copasa só consertou o problema depois que alguns veículos da imprensa vieram até aqui. Agora, estamos com filhos dentro de casa por causa das férias escolares, como que eu faço?", lamentou.
Alguns moradores da região enviaram vídeos feitos no fim da tarde desta quarta-feira (23/7) narrando e mostrando as torneiras secas, baldes vazios e pias cheias de louças para lavar. Segundo informações dos moradores, a Copasa não avisou ninguém sobre a necessidade de realizar a obra nem que o fornecimento de água seria interrompido por tanto tempo.
Eles estão sem água para tomar banho, cozinhar e lavar roupas. Vanessa disse que domingo à noite algumas casas já não tinham água. Ela teria ligado pra reclamar na Copasa, e eles disseram que "a obra seria para a troca de uma adutora que estava com problemas e que o fornecimento de água voltaria até a madrugada desta quinta-feira (24/7)", completou.
Outro vídeo mostra os funcionários da Copasa trabalhando na troca da adutora. O local de grande movimento de veículos tem incomodado os motoristas que passam pela região, pois a intervenção ocupou uma grande parte da rodovia.
Diante da dimensão e da gravidade do caso por conta do grande número de pessoas afetadas, a Prefeitura de Contagem informou, em nota, que tem ciência do rompimento da adutora da Copasa na LMG-808. No entanto, a prefeitura reforça que a responsabilidade sobre a resolução do problema e a normalização do abastecimento da água é da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), pois se trata de uma infraestrutura operada exclusivamente pela companhia.
A empresa responsável pela obra na LMG-808 informou, em nota oficial publicada em seu site, que, devido à complexidade da manutenção emergencial, o abastecimento de água em alguns bairros de Betim, Contagem, Esmeraldas e Ribeirão das Neves continua a apresentar intermitência nesta quarta-feira. A previsão é que a normalização do abastecimento ocorra, gradativamente, no decorrer da tarde de hoje (23/7)", o que ainda não ocorreu.
Confira os bairros afetados em Betim:
Amarante, Conj. Hab. Jalila Conceição Pedrosa, Capelinha, Conj. Hab. Celso Pedrosa, Conjunto Olimpia Bueno Franco, Cruzeiro do Sul, Cruzeiro Do Sul 3ª Seção, Duque De Caxias, Estreito, Granja Verde, Icaivera, Imbirucu, Itacolomi, Jardim das Alterosas 1ª Seção, Jardim Das Alterosas 2ª Seção, Laranjeiras, Niterói, Nova Baden, Parque das Acácias, Recreio dos Caiçaras, São Caetano, São Cristóvão, São Luiz, São Miguel, Senhora de Fatima, Vargem das Flores, Vila Cristina, Vila São Caetano e Vila Universal.