Durante o recesso escolar, a prefeitura reforça a campanha de atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Aproveitando o período de férias, os pais podem levar seus filhos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) a fim de que sejam imunizados. As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Proteção contra a dengue
Na última terça-feira (22/7), o município recebeu 6.586 novas doses da vacina Qdenga, que protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. O imunizante está sendo aplicado em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com esquema de duas doses, administradas com intervalo de três meses. A Secretaria Municipal de Saúde alerta que, embora a adesão à primeira dose esteja aumentando, o número de pessoas que retornam para completar o esquema vacinal ainda está abaixo do esperado.
Vacinação contra o HPV
A estratégia atual da Secretaria de Saúde tem como foco o resgate vacinal de adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados contra o HPV. A campanha segue até dezembro. A vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano também continua sendo ofertada regularmente para o público de 9 a 14 anos.
As vacinas estão disponíveis em todas as UBSs da cidade. Além dos imunizantes contra a dengue e o HPV, as unidades oferecem as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.