Neste sábado (26), às 18h, a praça do bairro Dicalino Cabral, em Citrolândia, será tomada por bandeirinhas, fogueira, música ao vivo e solidariedade. É o Arraiá Todos pela Maya, uma festa beneficente organizada por vizinhos e amigos da pequena Maya Vitória Silva, de apenas 2 anos, para ajudar nos custos do tratamento médico da menina, que nasceu com mielomeningocele – uma má formação congênita da coluna vertebral.
A entrada é gratuita e o evento promete reunir a comunidade com uma programação que inclui comidas típicas, bebidas, bingo com prêmios e muita música. Toda a renda arrecadada será revertida para as despesas com a reabilitação da criança, que enfrenta desafios como quadril luxado, bexiga e intestino neurogênicos, além de falta de sensibilidade nas pernas e pés.
A mãe de Maya, Rafaela Cristina Severino, de 32 anos, conta que a filha já passou por duas cirurgias para corrigir o pé torto congênito e faz fisioterapia desde muito pequena. Apesar dos cuidados, Maya precisa de um tratamento especializado na clínica Neuroreab, em Tubarão (SC), referência mundial na reabilitação de crianças com mielo.
“Ela fez a cirurgia intraútero com 24 semanas para amenizar as sequelas. Maya nasceu bem, mas ainda tem muitas limitações. Por isso estamos fazendo várias ações para arrecadar recursos. O arraiá vai ser lindo, com comidas típicas, bebidas e um bingo recheado de prêmios. Cada contribuição faz diferença na caminhada da nossa menina”, emociona-se Rafaela.
A festa será realizada no Canto do Gordinho, na rua José Pedro Mendes, 537, bairro São Salvador I, próximo à praça do Dicalino Cabral, em Citrolândia.