ATENÇÃO, MORADORES!

Bairros de Betim ficarão sem água neste domingo (27/7)

Sistema Rio Manso, que abastece região metropolitana, será paralisado para realização de intervenções

Por O TEMPO

Publicado em 25 de julho de 2025 | 09:00

 
 
Além de Betim, bairros de Belo Horizonte e de outras 14 cidades da região metropolitana poderão apresentar intermitência no abastecimento Além de Betim, bairros de Belo Horizonte e de outras 14 cidades da região metropolitana poderão apresentar intermitência no abastecimento Foto: Pixabay/Reprodução

Moradores de Betim vão ficar novamente sem abastecimento de água neste domingo (27/7). Desta vez, a interrupção do serviço ocorrerá devido à paralisação do Sistema Rio Manso, um dos responsáveis pelo abastecimento na região metropolitana de Belo Horizonte. Ao longo desta semana, diversos bairros do município ficaram desabastecidos por pelo menos três dias devido a uma obra da Copasa na rodovia LMG-808, em Contagem.

De acordo com a companhia, a intervenção do próximo fim de semana "tem como finalidade melhorar a eficiência operacional com foco na garantia de continuidade do abastecimento da população. Durante a paralisação, serão realizadas uma série de intervenções preventivas e corretivas nas unidades de produção e distribuição de água".

Os trabalhos ocorrerão das 6h às 16h, incluindo a correção de uma subestação elétrica e a substituição de duas válvulas no macrossistema. "Os trabalhos serão realizados de forma simultânea e coordenada, envolvendo diversos técnicos da companhia, para minimizar o tempo de paralisação do sistema", informou a Copasa.

Além de Betim, bairros de Belo Horizonte e de outras 14 cidades da região metropolitana poderão apresentar interrupções ou intermitência no abastecimento. A previsão é que o abastecimento seja normalizado gradualmente entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira, 28 de julho. 

"A Copasa destaca que os imóveis que possuem caixa d’água não devem ser afetados pela paralisação do próximo domingo. Além disso, a Companhia disponibilizará caminhões-pipa para abastecer os reservatórios da empresa e atender serviços essenciais. Os técnicos da Copasa estão tomando todas as medidas para que o reflexo no abastecimento seja o menor possível, mas a colaboração da população, com o uso consciente da água, evitando desperdícios, é essencial durante todo o período de paralisação", ressalta a companhia.

Confira os bairros afetados em Betim:

Alvorada, Amazonas, Bandeirinhas, Betim Industrial, Campos Elíseos, Capelinha, Casa Amarela, Chácara, Charneca, Citrolândia, Colônia Santa Isabel, Conjunto Habitacional José Gomes de Castro, Conjunto Residencial Dicalino C. da Fonseca, Cruzeiro, Distrito Industrial Barreiro Cima Norte, Distrito Industrial Jardim Piemonte Norte, Distrito Industrial Jardim Piemonte Sul, Distrito Industrial Bandeirinhas, Distrito Industrial Paulo Camilo Sul, Dom Bosco, Estância do Sereno, Fazenda Serrinha, Granja Verde, Guanabara, Imbiruçu, Jardim da Cidade, Jardim das Alterosas I Seção, Jardim Nazareno, Jardim Santa Cruz, Jardim Teresópolis, Laranjeiras, Novo Amazonas, Paquetá, Parque Ipiranga, Parque Jardim Teresópolis, Paulo Camilo, Petrovale, Presidente Kennedy, Quintas da Bandeirinha, Renascer, Riacho III – Jardim Pampulha, Riviera, Santa Cruz, Santo Antônio, São Caetano, São João, São Jorge, São Marcos, São Salvador, Vila Boa Esperança, Vila Universal e Vila Verde.