Uma das protagonistas da política educacional desenvolvida pela gestão do ex-prefeito de Betim Vittorio Medioli (sem partido) vai entrar em cena neste sábado (2), quando será inaugurada a primeira escola de tempo integral do município. A modalidade faz parte de um conjunto de ações de reestruturação da rede municipal de ensino lançado em 2022. A Escola Municipal de Tempo Integral Vereador Rafael Barbizan, no Citrolândia – cujas obras foram iniciadas pela administração anterior –, é a primeira de dez unidades a ser entregues à população. A cerimônia de inauguração está marcada para as 10h e será aberta à comunidade.
Já a partir desta terça (5), a instituição funcionará das 7h às 16h30, com capacidade para atender cerca de 800 estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental em dois turnos. Ao longo do dia, os alunos receberão cinco refeições (café da manhã, lanche matinal, almoço, lanche da tarde e jantar) e terão atividades tanto do currículo regular quanto de contraturno, como aulas de reforço em língua portuguesa e matemática, bem como oficinas de robótica, informática, música, teatro, dança, artes visuais, culinária saudável, horta escolar e práticas esportivas como vôlei, futebol, basquete e beach tênis.
A estrutura da escola conta com 24 salas de aula, biblioteca, laboratórios de ciências e informática, sala multimídia, dois refeitórios, quadra poliesportiva coberta, quadra de areia e espaços administrativos, pedagógicos e de apoio. “Pela primeira vez, conseguimos reunir, em um único espaço, todos os elementos de uma educação integral – com jornada ampliada, oficinas diversificadas, alimentação de qualidade e uma estrutura que respeita as necessidades dos estudantes. É um orgulho ver esse projeto se concretizar com tanto cuidado e com uma equipe comprometida em fazer a diferença na vida dos nossos alunos”, afirma a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta, titular da pasta desde a gestão anterior.
A nova unidade vai receber os estudantes das escolas municipais Carmelita Catarina da Mata, no Casa Amarela, e Vereador Rafael Barbizan, no São Salvador. Os profissionais das duas instituições serão realocados para garantir a continuidade do trabalho pedagógico e a manutenção dos vínculos com os alunos, conforme informado pela Secretaria da Educação.
O projeto das escolas de tempo integral foi anunciado pelo então prefeito Vittorio Medioli com a proposta de estabelecer no município um padrão internacional de ensino. “Trabalhamos para eliminar o analfabetismo funcional. Nossa proposta é gerar 12 mil novas vagas, sendo 6.000 de tempo integral, com um novo modelo de escola que fornece condições adequadas a crianças em diferentes níveis de aprendizado e de vida. Serão unidades de primeiro mundo”, afirmou Vittorio na época do lançamento das obras da unidade que está sendo edificada no Sítio Poções, em maio de 2022.
O projeto das escolas de tempo integral do município, idealizado pelo ex-prefeito Vittorio Medioli (sem partido), prevê a construção de dez unidades, contemplando todas as regionais administrativas. Além do equipamento do Citrolândia, que será inaugurado neste sábado (2), outras seis escolas estão com a construção em andamento nos bairros Alterosas, Sítio Poções, Parque do Cedro, PTB, Vila Cristina e Jardim Perla. As três restantes ainda passarão por processo de licitação para ser definida a empresa encarregada pelas obras.
A garantia da construção das escolas de tempo integral foi possibilitada pela adesão do município ao projeto Mãos Dadas, no qual o Estado se comprometeu a disponibilizar para Betim um recurso de mais de R$ 69,6 milhões para os novos prédios escolares. O valor viabiliza a construção de oito escolas – as outras duas unidades serão erguidas com recursos próprios do município.