COROAÇÃO

Evento em Betim celebra a diversidade com coroação de Miss e debates sobre saúde LGBTQIAPN+

Promovida pela associação Cores da Diversidade, atividade terá artistas locais, palestras e elegerá representante de Minas para o Miss Brasil Diversidade

Por Marcio Antunes
Publicado em 03 de julho de 2025 | 14:50
 
 
Associação está promovendo ações sociais e sorteios beneficentes

No próximo domingo (6), das 15h às 18h, Betim será palco de um evento voltado à visibilidade e valorização da comunidade LGBTQIAPN+. Intitulado “Entre Diversidade”, o evento acontecerá no Teatro CPC Frei Chico PTB, no bairro Santa Cruz, e é promovida pela recém-criada Associação Betinense Cores da Diversidade.

Sob a coordenação de Edmilson Helmer (coordenador integral de Assistência Social), Alicia Belatriz (coordenadora artística) e Cristopher Santos (vice-presidente da associação), o evento reunirá arte, acolhimento e informação em uma tarde marcada por apresentações culturais e palestras sobre saúde pública e bem-estar da população LGBTQIAPN+.

Entre os destaques da programação estão as falas da assistente social Daniele Dias Honorato, coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, e de Natália Mota, referência técnica em Prevenção à Violência e Promoção da Cultura de Paz. Elas abordarão o tema “Saúde Pública LGBTQIAPN+”.

O evento ainda contará com apresentações das artistas Nickary Aycker, Jhenny Houston, Danger Jackson e Lanny Jackson. Entre as artistas, destacam-se as betinenses Alicia Belatriz e Kloen Boreon.

A entrada é solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao projeto social da empresária Jessi Esther, voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Coroada representará Minas 

O ponto alto do evento será a coroação da Miss Minas Gerais Diversidade 2025, que representará o Estado na etapa nacional do Miss Brasil Diversidade. A final do concurso será realizada entre os dias 11 e 14 de outubro, em São Paulo.

“A menina de Betim que for coroada vai representar Minas Gerais no Miss Brasil Diversidade deste ano. Esta será a 11ª edição do concurso”, explica Luiz Polastro, diretor nacional do evento. “Trabalhamos com políticas públicas LGBTQIAPN+, promovendo inclusão e eventos solidários em diversas cidades do país”, completa.

Sobre a associação 

Apesar de ainda em processo de formalização, a Associação Betinense Cores da Diversidade já movimenta a cidade com ações sociais e sorteios beneficentes para arrecadar recursos e promover acolhimento.

Ele ainda faz questão de agradecer o apoio institucional. “Neste momento, quero também agradecer, de coração, ao prefeito Heron Guimarães, que tem sido um grande aliado da nossa causa. O seu governo tem nos dado apoio, nos ouvido e tem caminhado conosco na construção de uma Betim mais inclusiva e acolhedora. Que possamos sempre contar com o diálogo e com a parceria entre a Prefeitura e a nossa Associação”, afirma.

Cristopher também homenageou o secretário municipal de Governo. “Quero prestar uma homenagem muito especial ao secretário de Governo, Jaime Thalles, que, como membro da comunidade LGBTQIAPN+, demonstra a importância da representatividade dentro do governo. A sua presença nas esferas de poder é fundamental para garantir que as políticas públicas atendam verdadeiramente às necessidades de todos, sem discriminação”.

A Prefeitura de Betim cedeu o espaço para o evento, que tem entrada gratuita. A organização, no entanto, sugere a doação solidária de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao projeto social da empresária Jessi Esther, focado em pessoas em situação de vulnerabilidade.

Em tempo: o evento não tem nenhuma relação com a programação da 11ª Semana da Diversidade de Betim, promovida pela Associação Comunidade LGBTI+ de Betim.