TRADIÇÃO CATÓLICA

Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Betim, começa nesta sexta (4)

Festejo se estende até o dia 16 de julho, data em que a santa é celebrada pelos católicos

Por Brunna da Matta Amorim

Publicado em 03 de julho de 2025 | 17:57

 
 
Programação conta com orações do terço, missas, adorações e até passeio ciclístico Programação conta com orações do terço, missas, adorações e até passeio ciclístico Foto: Carolina Miranda

A tradicional Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Betim, começa nesta sexta (4), às 15h30, com terço mariano no primeiro dia do tríduo e, na mesmo data, haverá hasteamento da bandeira. O festejo se estende até 16 de julho, data em que a santa é celebrada pelos católicos, na igreja matriz, no centro da cidade.

A programação conta com orações do terço, missas, adorações, carreata, procissão e até passeio ciclístico, que chega à sua quarta edição. Além disso, os fiéis poderão aproveitar as barraquinhas com comidas típicas e música ao vivo em todos os dias de festa.

O pároco Hélio Parreiras, à frente da igreja há mais de oito anos, destaca a fé do povo betinense: “A devoção a Nossa Senhora do Carmo vem desde a criação do Arraial Capela Nova de Betim, por volta do ano de 1750. A religiosidade é expressão marcante desse povo, que traz no seu coração a devoção à Virgem do Carmelo”.

De acordo com o Hélio, a programação será vivida de forma intensa nos próximos dias, na alegria e na esperança. "Um momento de graça, onde mais de 200 pessoas, servos e servas, doarão o seu tempo e a sua energia para servir nos vários dias da festa, desde as celebrações eucarísticas diárias, até as barraquinhas, o  restaurante, com a presença dos jovens, todos juntos 'no caminho da alegria, renovando a esperança'", ressalta o pároco.

Santuário

Em 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, além da tradicional carreata, os betinenses assistirão à elevação paróquia em santuário, marco que será celebrado durante uma missa a ser presidida por dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano. “A criação do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora do Carmo é sinal da graça de Deus para todos nós. Aguardamos todos para celebrarmos e vivermos juntos este momento que já é um marco na história de Betim”, afirma o padre Hélio.