Mais uma confirmação de infecção por vírus da raiva em um morcego encontrado morto na cidade levou a prefeitura a anunciar uma ação emergencial de vacinação antirrábica, casa a casa. Moradores dos bairros Cidade Verde, Riviera e Morada do Trevo que têm cães e gatos em casa receberão visitas de agentes da Agentes de Combate a Endemias (ACE) da Regional Centro neste sábado (2/8), das 8h às 17h, dando continuidade à ação, que teve início na quarta-feira (30/7).
Quem preferir poderá levar seus animais a postos fixos, localizados nos seguintes endereços: rua Hércules, 445, no Cidade Verde; rua Camilo F. Amaral, 24, no Riviera; e rua Gervásio Pereira de Oliveira, 30, no Morada do Trevo.
A área de cobertura compreende 47 quarteirões distribuídos nos três bairros, divididos em 15 microáreas de trabalho. Segundo a Secretaria de Saúde, cada microárea ficará sob responsabilidade de uma dupla ou trio de agentes, que percorrerão as residências para aplicar a vacina casa a casa. A previsão é que cerca de 1.965 imóveis sejam visitados no total.
O morcego foi achado morto no quintal de uma residência da rua de Canopus, no Cidade Verde, na sexta-feira (25/7). Uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE) recolheu o animal e o encaminhou para análise em laboratório de referência, que confirmou a infecção. De acordo com a Secretaria de Saúde, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) também foi notificado e adotará as medidas necessárias para proteger eventuais animais de produção da região, como cavalos, bois e porcos.
Em dois meses, esse é o segundo caso de confirmação de infecção por vírus da raiva em um morcego. A primeira ocorrência foi no dia 30 de maio, quando um morcego morto foi encontrado no quintal de uma residência na rua Visconde de Itaboraí, no bairro Jardim Petrópolis. Da mesma forma, a prefeitura organizou na época uma ação emergencial de vacinação.
Imunização gratuita
A vacina antirrábica está disponível o ano todo no CCZE, no bairro Açude, de segunda a sexta, das 8h às 16h30. Mais informações podem ser obtidas pelo (31) 3594-5424.
A Secretaria de Saúde reforça que, ao encontrar morcegos — vivos ou mortos —, a população deve acionar imediatamente o CCZE pelo telefone (31) 99928-2277 e não tocar nos animais.