A Organização Regional de Combate ao Câncer (Orcca) recebeu oficialmente, na manhã desta quarta-feira (9/7), um recurso de R$ 661 mil, repassados por meio de emenda parlamentar impositiva, para serem usados em melhorias do atendimento aos pacientes oncológicos de Betim e região que são atendidos pela entidade. A entidade, em funcionamento em Betim há 20 anos, é mantida integralmente por doações voluntárias.
A assinatura do Termo de Fomento com a Secretaria Municipal de Saúde foi promovida na sede da Orcca e contou com a presença do prefeito de Betim, Heron Guimarães; o vereador Professor Alexandre Xeréu, que destinou o recurso; a responsável pela Saúde, Jaqueline Santana; e o presidente da Orcca, Marcelo Maia.
"A Orcca é uma entidade fundamental para manter o suporte aos pacientes oncológicos e suas famílias que Betim já atende dentro da rede municipal de Saúde. Hoje, com a assinatura da emenda impositiva do vereador Alexandre Xeréu, sancionada na gestão do ex-prefeito Vittorio Medioli, oficializamos o repasse de R$ 661 mil que serão usados na reestruturação na Orcca, no pagamento do RH da unidade, na compra de insumos e no acolhimento dessas famílias que tanto precisam", salientou Heron Guimarães.
Alexandre Xeréu frisou que, agora, após este convênio, a Orcca contará com uma equipe multidisciplinar, formada por médico, psicólogo, enfermeiro, assistente social e nutricionista. "A Orcca é um entidade transparente e de total respeito. A assistência que eles oferecem aos pacientes oncológicos e suas famílias é de muita empatia e acolhimento", frisou.
Marcelo Maia explicou que a verba já está nas contas da entidade e que está sendo utilizado para a contratação de profissionais para ampliar a assistência prestada e os projetos desenvolvidos pela entidade, como o Ressignificar, o Café com Ideias e o Iluminar. "A Orcca é para a pessoa e para a família que está passando por um momento difícil, que é o tratamento de câncer", reforçou.