PARQUE DOS BANDEIRANTES

Novo bairro ligará Betim as cidades de Contagem e Belo Horizonte

Empreendimento terá área total de 911 mil m²; operação será cortada pela Via das Indústrias

Por O TEMPO

Publicado em 17 de agosto de 2025 | 09:00

 
 
Primeira fase do empreendimento está com a infraestrutura quase concluída e deve ser entregue nos próximos meses; segundo a PHV URB, essa etapa reúne nove lotes, em uma área de 190 mil m² Primeira fase do empreendimento está com a infraestrutura quase concluída e deve ser entregue nos próximos meses; segundo a PHV URB, essa etapa reúne nove lotes, em uma área de 190 mil m² Foto: Divulgação

O projeto urbanístico de um novo bairro, localizado em Betim e que promete interligar a cidade aos municípios de Contagem e Belo Horizonte, foi anunciado nesta semana pela PHV URB, empresa com atuação em projetos de urbanização e loteamentos do Grupo PHV.

Denominado Parque dos Bandeirantes, o novo empreendimento conta com 911 mil m² de área total, dos quais 490 mil m² deverão ser usados para imóveis, e será cortado pela Via das Indústrias, su<CW-55>pervia que foi iniciada na gestão do ex-prefeito Vittorio Medioli (sem partido) e que vai ligar a Via Expressa de Contagem à BR–381 em Betim num total de 20 km. A entrada do bairro está situada na Via Expressa, logo após o bairro Bernardo Monteiro, em Contagem.

Questionada, a PHV não revelou valores investidos no projeto nem estimativa de geração de empregos diretos e indiretos durante as fases de obras e após a ocupação do novo empreendimento.

Diretor da PHV URB, Rikaard Reis explicou que a primeira fase do Parque dos Bandeirantes está com a infraestrutura praticamente concluída, com previsão de entrega nos próximos meses. As obras já realizadas, no entanto, não foram informadas para O TEMPO Betim.

Segundo Reis, essa etapa reúne nove lotes, em uma área de cerca de 190 mil m², e está em fase final de execução. Ainda segundo o diretor, a segunda fase, formada por 53 lotes, deve passar por um ciclo de obras estimado em dois anos, ampliando a oferta de áreas para usos logísticos, comerciais e residenciais no empreendimento. 

O paisagismo do novo bairro, assinado por Flávia D’Urso, contará, conforme anunciou a PHV, com mais de 190 mil m² de áreas verdes e de preservação. “Nossa premissa foi humanizar os espaços, conectando o bairro ao Parque Fernão Dias, vizinho do projeto, e trazendo a natureza para perto das pessoas, em um ambiente que inspira e valoriza a experiência urbana”, destacou a paisagista.

Já o urbanismo e a arquitetura do empreendimento levam a assinatura da TopGeo e da Dávila. “A principal missão da arquitetura no projeto foi transformar uma localização estratégica em um bairro vivo, eficiente e acolhedor”, afirmou o arquiteto chefe da Dávila, Afonso Wallace.

Parceria

A realização do Parque dos Bandeirantes é uma parceria entre a Fernão Dias Participações e a PHV URB, com coordenação de vendas sob responsabilidade da CIA Multiplataforma Imobiliária.