BALANÇO

Quase 150 toneladas de lixo são recolhidas das BRs 262 e 381

Volume foi contabilizado em apenas três meses, segundo concessionárias das vias

Por Iêva Tatiana


Publicado em 17 de agosto de 2025 | 09:00
 
 
Somente no entorno de Betim, Way-262 retirou 14 toneladas de lixo; até Uberaba, foram 26 mil quilos entre março e julho

Cento e quarenta e nove toneladas de lixo foram recolhidas em trechos das BRs 262 e 381 nos últimos três meses. Na primeira, a coleta totalizou 26 toneladas entre Betim e Uberaba, sendo mais da metade – 14 mil kg – no entorno do município betinense, de acordo com a Way-262, responsável pelo trecho de 438,9 km até o Triângulo Mineiro. 

O diretor da concessionária, Daniel Amaral, ressalta que a sujeira não apenas impressiona como reforça a urgência de se ampliar a conscientização de quem trafega pela BR. “Resíduos na pista podem causar acidentes graves, obstruir dispositivos de drenagem e degradar o meio ambiente. Nosso compromisso é garantir uma rodovia mais limpa e segura, mas também convocar a sociedade a adotar práticas responsáveis”, frisa Amaral.

A retirada de resíduos é uma das obrigações previstas no contrato de concessão (assinado em fevereiro último), e, segundo a Way-262, é feita diariamente por equipes especializadas. Questionada sobre o tipo de lixo mais comum, a concessionária afirmou que ainda não realiza a segregação do material coletado na via.

A BR-262, conhecida como Rota do Zebu, é uma via importante para o escoamento da produção agropecuária na região do Triângulo. O trecho concedido à Way-262 corta 20 municípios mineiros.

Na BR-381, em trecho menor, volume de resíduos foi quatro vezes superior ao da 262 - Foto: Arteris Fernão Dias/Divulgação

 

Mais sujeira

Na BR-381, entre março e julho deste ano, a Arteris Fernão Dias recolheu 123 toneladas de resíduos entre Betim e Lavras, no Sul do estado, um trecho de 211 km. O montante é quatro vezes superior ao que foi divulgado pela Way-262 no dobro da extensão. “O volume expressivo evidencia a importância das ações de conservação realizadas pelas equipes operacionais, que incluem a limpeza periódica das vias para garantir mais segurança e conforto aos usuários”, informou a concessionária, por meio da assessoria.

A Arteris chama a atenção para dois pontos: o fato de o descarte irregular de resíduos poder caracterizar crime ambiental (Lei nº 9.605/1998), especialmente próximo a áreas urbanas, e que o arremesso de lixo pela janela do veículo é uma infração média prevista no Código de Trânsito Brasileiro (art. 172), sujeita à multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação. 

Por conta do risco que a sujeira oferece aos usuários, a concessionária mantém um canal de denúncias. Quem presenciar a infração pode comunicá-la pelo número 0800 283 0381. O atendimento funciona 24 horas. “A Arteris Fernão Dias reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a segurança viária, e convida todos a colaborarem com a preservação do meio ambiente e a manutenção da limpeza das rodovias”, conclui.

A concessionária assumiu a gestão da BR-381 entre Contagem, na região metropolitana, e Guarulhos, no interior de São Paulo, em fevereiro de 2008. Os 562,1 km da Fernão Dias, como é conhecido o trecho, contemplam 33 municípios mineiros e paulistas.