Betim implantou, de janeiro até o início deste mês, 12 novas vagas de estacionamento exclusivas para idosos e 40 para Pessoas com Mobilidade Reduzida (PMR). Com a ampliação, a cidade passa a contar com 82 vagas destinadas aos idosos e 109 voltadas para os PMRs. As intervenções foram executadas pela Empresa de Construções, Obras e Serviços (Ecos), responsável também pela instalação de placas de sinalização vertical para regulamentar o uso.
As novas vagas estão distribuídas nas regionais Centro, Teresópolis, Vianópolis e Imbiruçu, próximas a comércios e equipamentos públicos, como unidades básicas de saúde, escolas, creches e instituições voltadas ao atendimento de idosos. O uso é permitido somente para veículos que apresentarem a credencial de estacionamento em local visível.
A credencial pode ser solicitada gratuitamente no setor de credenciais da Diretoria de Transportes e Trânsito da Ecos, no Centro Administrativo. Para idosos, é exigido documento oficial com foto e comprovante de residência. Já no caso de pessoas com mobilidade reduzida, é necessário apresentar documento oficial, comprovante de residência e laudo médico com CID. A validade do documento é de cinco anos em casos permanentes e acompanha o prazo do laudo em situações temporárias.
Em casos de furto ou roubo, a segunda via é emitida sem custo mediante apresentação de boletim de ocorrência. Para extravio, perda ou desgaste pelo tempo de uso, é cobrada taxa de R$ 12,84.