Neste sábado, a educação de Betim deu um importante passo com a inauguração da primeira escola de tempo integral da cidade, localizada na região do Citrolândia, no Conjunto Habitacional Dicalino Cabral. O evento reuniu moradores, estudantes, profissionais da educação, autoridades, como o secretário de Governo de Minas Gerais, Marcelo Aro, representando o governador Romeu Zema (Novo), o atual gestor do município, Heron Guimarães (União), e o ex-prefeito Vittorio Medioli (sem partido), precursor da política educacional que previa um conjunto de ações, como a construção dessa e de outras nove escolas no mesmo padrão.
As obras da Escola Municipal de Tempo Integral Vereador Rafael Barbizan, no Citrolândia, foram iniciadas há dois anos, e representam um marco não só para a cidade como também para o Estado, já que é a primeira em Minas Gerais com estrutura construída do zero dentro do modelo integral, com salas equipadas e estrutura adaptada para a jornada estendida.
A capacidade da instituição é para atender cerca de 800 estudantes do 1° ao 9° ano do ensino fundamental em dois turnos. Ao longo do dia, os alunos receberão cinco refeições (café da manhã, lanche matinal, almoço, lanche da tarde e jantar) e terão atividades tanto do currículo regular quanto de contraturno, como aulas de reforço em língua portuguesa e matemática, bem como oficinas de robótica, informática, música, teatro, dança, artes visuais, culinária saudável, horta escolar e práticas esportivas como vôlei, futebol, basquete e beach tênis.
A estrutura da escola conta com 24 salas de aula, biblioteca, laboratórios de ciências e de informática, sala multimídia, dois refeitórios, quadra poliesportiva coberta, quadra de areia e espaços administrativos, pedagógicos e de apoio. “Pela primeira vez, conseguimos reunir, em um único espaço, todos os elementos de uma educação integral – com jornada ampliada, oficinas diversificadas, alimentação de qualidade e uma estrutura que respeita as necessidades dos estudantes. É um orgulho ver esse projeto se concretizar com tanto cuidado e com uma equipe comprometida em fazer a diferença na vida dos nossos alunos”, afirma a secretária municipal da Educação, Marilene Pimenta, titular da pasta desde a gestão anterior.
A nova unidade vai receber os estudantes das escolas municipais Carmelita Catarina da Mata, no Casa Amarela, e Vereador Rafael Barbizan, no São Salvador. Os profissionais das duas instituições serão realocados para garantir a continuidade do trabalho pedagógico e a manutenção dos vínculos com os alunos, conforme informado pela Secretaria da Educação. As atividades escolares terão início na terça (5).
Padrão internacional
O projeto das escolas de tempo integral foi anunciado pelo então prefeito Vittorio Medioli com a proposta de estabelecer no município um padrão internacional de ensino. “Trabalhamos para eliminar o analfabetismo funcional. Nossa proposta é gerar 12 mil novas vagas, sendo 6.000 de tempo integral, com um novo modelo de escola que fornece condições adequadas a crianças em diferentes níveis de aprendizado e de vida. Serão unidades de primeiro mundo”, afirmou Vittorio na época do lançamento das obras da unidade que está sendo edificada no Sítio Poções, em maio de 2022.
Mais seis unidades em obras
O projeto das escolas de tempo integral do município, idealizado pelo ex-prefeito Vittorio Medioli (sem partido), prevê a construção de dez unidades, contemplando todas as regionais administrativas. Além do equipamento do Citrolândia, inaugurado neste sábado (2), outras seis escolas estão com a construção em andamento nos bairros Alterosas, Sítio Poções, Parque do Cedro, PTB, Vila Cristina e Jardim Perla. As três restantes ainda passarão por processo de licitação para ser definida a empresa encarregada pelas obras.
Mãos Dadas
A garantia da construção das escolas de tempo integral foi possibilitada pela adesão do município ao projeto Mãos Dadas, no qual o Estado se comprometeu a disponibilizar para Betim um recurso de mais de R$ 69,6 milhões para os novos prédios escolares. O valor viabiliza a construção de oito escolas – as outras duas unidades serão erguidas com recursos próprios do município.
O secretário estadual Marcelo Aro classificou a inauguração como um marco para a rede pública. “Betim é pioneira mais uma vez. Isso é uma revolução no ensino de Minas e um exemplo para o país. A cidade mostra como se pode construir uma educação pública de qualidade”, frisou.
O prefeito Heron Guimarães destacou o legado deixado por Vittorio em seu discurso. “A escola que entregamos hoje é um símbolo da Betim que estamos construindo. Uma cidade moderna, com oportunidades, que cuida de suas crianças e investe no futuro. Essa obra começou com o planejamento do governo de Vittorio Medioli e temos orgulho de concluir e entregar à população com excelência”, disse. Segundo Heron, a unidade do Sítio Poções está com as obras bastante avançadas e deve ser inaugurada até o fim do ano.
A secretária municipal de Educação, Marilene Pimenta, salientou que a proposta vai além da infraestrutura: “Mais importante do que a grade curricular, é o que ensinamos sobre respeito, acolhimento e cuidado. Essa escola é mais do que paredes e salas, é um espaço de formação humana e social”
Satisfação da comunidade
Pais de estudantes também acompanharam a entrega. Natanael Evangelista, morador da região, elogiou a acessibilidade do novo prédio. “Para mim, que tenho mobilidade reduzida, foi fácil circular. A escola está bem pensada. Minha filha começar por aqui é um privilégio”, destacou.
Renato Júnior, conselheiro tutelar e pai de aluna, destacou o impacto para a comunidade. “Essa escola é um marco para o Citrolândia. Como pai e cidadão, é gratificante ver o que está sendo construído. A acessibilidade e os espaços de apoio vão fazer a diferença”, concluiu.