A importância da doação de sangue e do cadastro no banco de medula óssea será o tema central do evento “Vida por Vidas – Betim pela Doação de Sangue e Medula Óssea”, que acontece nesta quarta-feira (27/8), a partir das 8h30, no auditório Ady Rosa de Freitas, no Centro Administrativo João Paulo II (rua Pará de Minas, 640, no Brasileia).
Com programação gratuita e aberta ao público, o objetivo é ampliar o número de doadores regulares de sangue e de cadastros no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Para participar, é necessário fazer a inscrição pela Sympla.
O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Projeto Vida por Vidas, a Fundação Hemominas e o Grupo Cooperativo Iberoamericano de Medicina Transfusional (GCIAMT). A Secretaria Municipal da Educação também terá participação para reforçar junto às crianças, desde cedo, a importância do gesto, destacando como exemplo a história do garoto Bryan Dantas da Silva, de 8 anos, que tem leucemia e embarcará para São Paulo (SP) no próximo dia 31 para fazer seu segundo transplante de medula óssea.
As pessoas interessadas em serem doadoras poderão se cadastrar por meio de um formulário online para terem acesso a transporte gratuito saindo da prefeitura até a Fundação Hemominas. Já para doar sangue, é necessário fazer o agendamento pelo site da instituição.
Confira a programação do evento:
8h30
Recepção e credenciamento
9h
Solenidade de assinatura dos Protocolos de Intenção em Favor da Doação de Sangue
10h
Palestra da Hemominas: “Sangue que humaniza: um ato de vida em tempos de indiferença”, com Kátia Tristão, João Vitor Borges e Pedro Esteves
10h30
Café e apresentação da Orquestra Filarmônica Ramacrisna
Atividades paralelas:
9h às 12h
Ações de Promoção da Saúde (auriculoterapia; Farmácia Viva; saúde bucal) e cadastro no banco de medula óssea
8h30 às 11h
Transporte de doadores ao Hemominas
(Saídas às 8h30, às 9h30, às 10h30 e às 11h)