ATUALIZAÇÃO

Jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram imunizados devem se vacinar contra o HPV

Adolescentes estão sendo chamados para um resgate vacinal; imunizante está disponível nas UBSs, no Divino Braga e no Vacimóvel

Por O TEMPO

Publicado em 27 de agosto de 2025 | 21:01

 
 
Cobertura vacinal na faixa etária convocada é de 77,1%, mas a meta é ampliá-la até 31 de dezembro Cobertura vacinal na faixa etária convocada é de 77,1%, mas a meta é ampliá-la até 31 de dezembro Foto: Ministério da Saúde/Divulgação

Adolescentes com idades entre 15 e 19 anos que não tomaram a vacina contra o HPV na idade recomendada (de 9 a 14 anos) devem providenciar a imunização. O chamamento para o resgate viral vem sendo feito desde maio no município, conforme orientado pelo Ministério da Saúde. A medida visa ampliar a cobertura vacinal e prevenir o surgimento de doenças relacionadas ao vírus, como cânceres de colo do útero, ânus, pênis e garganta.

Dados da Central de Vacinas mostram que a cobertura vacinal na faixa etária convocada é de 77,1%, mas a meta é ampliá-la até o fim da campanha, em 31 de dezembro.

Em Betim, a vacina contra o HPV está disponível nas 42 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), na sala de vacinas do Centro de Referência em Especialidades Divino Braga e no Vacimóvel. 

O HPV (sigla de papilomavírus humano) é o vírus sexualmente transmissível mais comum no mundo, com mais de 200 tipos identificados. Muitos casos são assintomáticos, mas alguns pacientes podem apresentar verrugas genitais e, em situações mais graves, evoluir para cânceres em diversas partes do corpo.