SUPERAÇÃO

Costureira de Betim faz vestido para a apresentadora Patrícia Abravanel, do SBT, e recebe elogios

Roxanne Duque, de 31 anos, chegou a costurar sob luz de velas e superou demissão para apresentar seu trabalho em programa de TV nacional

Por Marcio Antunes

Publicado em 05 de agosto de 2025 | 16:14

 
 
Betinense chamou a atenção da apresentadora, que a convidou ao palco; vestido ficou com Patrícia Abravanel após a gravação Betinense chamou a atenção da apresentadora, que a convidou ao palco; vestido ficou com Patrícia Abravanel após a gravação Foto: Reprodução de vídeo

A betinense Roxanne Duque, de 31 anos, costureira, viveu nas últimas semanas uma experiência transformadora — daquelas que começam com um sonho e exigem coragem para continuar. Após se cadastrar anos atrás em programas do SBT para divulgar seu trabalho, ela foi surpreendida recentemente com uma ligação da produção do programa comandado por Patrícia Abravanel. O convite: fazer parte da plateia e, quem sabe, entregar pessoalmente um presente à apresentadora.

“Eles disseram que não garantiam a entrega em mãos, mas que, se eu quisesse tentar... o que eles me garantiram era a plateia. Eu aceitei”, relembra Roxanne. Como costureira e customizadora de roupas, decidiu criar um vestido que representasse a cultura brasileira e que fosse simples o suficiente para inspirar outras mulheres a fazerem em casa.

O caminho até a gravação, no entanto, foi repleto de desafios. “Tudo o que podia dar errado, deu. Eu costurei à luz de velas porque a energia aqui de casa foi desligada por engano e, quando voltaram, ligaram no apartamento errado. Tive que terminar o vestido no hall do bloco da casa de uma amiga”, contou. Além disso, perdeu o emprego. “Eu fui honesta com meu patrão, disse que não abriria mão dessa oportunidade. Ele me desligou da empresa. Mas está tudo bem também.”

Determinada, Roxanne viajou para São Paulo no dia 29 de julho. A gravação aconteceu no dia 31, quinta-feira. Durante o programa, ela levou uma placa onde explicava sua trajetória, os obstáculos que enfrentou e o desejo de mostrar seu trabalho. A história chamou a atenção da apresentadora, que a convidou ao palco e elogiou o vestido — que ficou com Patrícia Abravanel após a gravação. “Um dos produtores até comentou que ela poderia usar o vestido em um programa futuro”, compartilha, emocionada.

A costureira afirma que o momento foi ainda melhor do que ela imaginava. “Faço isso desde criança, e sempre tive vergonha de me expor. Porém, decidi não ter medo e comecei a movimentar minhas redes, usar o que eu criava, contar para as pessoas que eu mesmo fazia, e atender pedidos também. Afinal, não tem nada de vergonha nem de errado nisso”, completou.

O programa com a participação de Roxanne está previsto para ir ao ar neste domingo (10 de agosto). Ela espera que sua história inspire outras mulheres a não desistirem dos próprios sonhos. “Eu mentalizei que daria certo. E deu.”

Segundo a betinense, o trabalho como costureira começou quando ela era ainda criança. “Sempre tive vergonha de me expor. Porém, decidi não ter medo e comecei a movimentar minhas redes, usar o que eu criava, contar para as pessoas que eu mesmo fazia, e atender pedidos também. Afinal não tem nada de vergonha nem de errado nisso”.