de volta

Após passar por reforma, UBS Alterosas será entregue à população neste sábado (9)

Com a conclusão da revitalização, que teve início na gestão do ex-prefeito Vittorio Medioli, espaço conta agora com salas mais adequadas e novos equipamentos

Por O TEMPO


Publicado em 08 de agosto de 2025 | 09:45
 
 
A unidade conta com quatro equipes de Saúde da Família, uma equipe e-Multi e duas equipes de Saúde Bucal.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Alterosas retoma os atendimentos no endereço de origem após o espaço, situado no bairro Jardim Brasília, receber uma reforma completa em sua estrutura. As obras tiveram início na gestão do ex-prefeito Vittorio Medioli (sem partido).

Agora, segundo a prefeitura, a unidade oferece melhores condições de trabalho para os profissionais e mais conforto para cerca de 15 mil usuários da unidade.

Durante as intervenções, acompanhadas pela Ecos, os atendimentos foram encaminhados para as UBSs Duque de Caxias e Dom Bosco.

De acordo com o município, com a conclusão da revitalização, o local conta com salas mais adequadas e novos equipamentos, em conformidade com os padrões da Vigilância Sanitária. A UBS agora está equipada com consultório ginecológico estruturado, salas para saúde bucal e para atividades coletivas, além de áreas para a realização de reuniões e para o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs).

Os profissionais da unidade de saúde são divididos entre sete equipes, sendo quatro da Saúde da Família, uma e-Multi e duas de Saúde Bucal.

A UBS Alterosas será oficialmente entregue à comunidade neste sábado (9), às 9h. A unidade de saúde fica na avenida das Acácias.

O que foi feito

As melhorias realizadas na UBS Alterosas contemplam a substituição total do telhado; a readequação de ambientes internos; a execução de piso monolítico em granilite polido; a troca de revestimentos cerâmicos, de louças e de metais; a renovação completa das instalações elétricas, com nova fiação e luminotécnica, e hidráulicas; além da pintura geral do espaço.

A reforma também incluiu a substituição de marcos, portas e janelas; a instalação de rede de tecnologia da informação; a construção de passeio no entorno da unidade com adequação para acessibilidade; a instalação de equipamentos de combate a incêndio e pânico; a montagem de divisórias internas em drywall; a instalação de bancadas em granito; e a execução de reboco e emassamento das paredes.