INCLUSÃO

Apae Betim lança Projeto Rede de Cuidados em parceria com o SUS e inaugura sala multidisciplinar 6D

Projeto amplia atendimentos pelo SUS a crianças e adolescentes com deficiência intelectual, múltipla e autismo

Por Vitor Hugo da Rocha


Publicado em 10 de setembro de 2025 | 20:17
 
 
A nova estrutura atende tanto em grupos como em sessões individuais, variando conforme o planejamento dos profissionais

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Betim inaugurou, nesta terça-feira (9/9), a Rede de Cuidados, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. O projeto tem como foco ampliar os atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com destaque para a implantação da sala sensorial IUP! 6D, equipada com tecnologia para auxiliar no desenvolvimento de crianças e adolescentes com deficiência intelectual, múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Segundo a coordenação da clínica, os encaminhamentos dos pacientes acontecem exclusivamente pela regulação do SUS. As famílias procuram a unidade de saúde mais próxima, que faz a avaliação e, se necessário, direciona os pacientes para a APAE. A instituição terá capacidade para atender cerca de 60 pessoas, com sessões que duram, em média, 45 minutos por área de especialidade.

Luciane Campos, coordenadora da clínica, explicou que a sala sensorial IUP! 6D vai permitir atendimentos mais completos e personalizados. “Nós estamos muito felizes com a implantação dessa sala multidisciplinar, cheia de tecnologia, que vem para somar em possibilidades aos nossos atendimentos. A equipe terá suas possibilidades ampliadas, o que vai qualificar muito o que oferecemos para as crianças”, destacou.

A nova estrutura atende tanto em grupos como em sessões individuais, variando conforme o planejamento dos profissionais. A sala é utilizada em conjunto com o trabalho de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais, que atuam na elaboração dos planos terapêuticos. “Nosso projeto é voltado para atender crianças e adolescentes até 17 anos e 11 meses. Quem define os encaminhamentos é a regulação, como em outros serviços do SUS”, detalhou Luciane.

Entre as famílias presentes, o sentimento foi de esperança e emoção. Vanessa Soares, mãe de Ana Vitória, de 3 anos, contou que vê a iniciativa como um avanço para o desenvolvimento da filha. “Hoje estou conhecendo a sala IUP! 6D, vendo toda a tecnologia, e saber que isso pode ajudar muito no desenvolvimento da minha filha é muito gratificante. A Ana chegou aqui usando sonda e sem conseguir levantar o pescoço. Agora já está começando a ficar de pé. Eu só tenho gratidão”, disse.

Outra mãe, Denise Aparecida, falou sobre a evolução da filha Pietra Helena, de 7 anos. “Ela desenvolveu bastante: hoje consegue conversar, tocar as pessoas, coisa que antes não fazia. A APAE tem sido muito importante para todas nós mães atípicas. Espero que esse projeto continue por muitos e muitos anos”, afirmou.

A Rede de Cuidados surge como uma nova frente de assistência em Betim, integrando saúde e acolhimento em um espaço planejado para potencializar o desenvolvimento e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com deficiência.