O Governo de Minas abriu, nessa quarta-feira (10), as inscrições para a sexta edição do Trilhas do Futuro, programa que oferece 50 mil vagas gratuitas em cursos técnicos em todo o Estado. Em Betim, segundo a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), quatro instituições foram credenciadas, oferecendo 35 formações distintas, em áreas estratégicas como saúde, tecnologia, indústria e serviços.
Em Betim, a expectativa é de que os cursos técnicos atendam a demandas específicas da cidade, como as áreas industriais e de serviços, fortalecendo a empregabilidade e o desenvolvimento local.
As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de setembro, pelo site oficial. O público-alvo inclui estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio, matriculados em tempo integral ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de pessoas que já concluíram o ensino médio.
Em nota, a SEE/MG explicou que a distribuição e confirmação das vagas em Betim seguem critérios de priorização, levando em conta a relação entre cursos ofertados e as demandas regionais. A intenção é garantir que a formação dos estudantes esteja alinhada às principais oportunidades de trabalho no município e região metropolitana.
Além da gratuidade, o programa assegura auxílio-transporte e alimentação, estimulando a permanência e a conclusão dos cursos. Cada candidato poderá escolher até dois cursos no momento da inscrição, sendo alocado em um deles de acordo com a classificação prevista no edital.
Neste ano, uma das novidades é o chatbot disponível no site, que auxilia os interessados em tempo real durante o processo de inscrição.
Desde o lançamento, em 2021, o Trilhas de Futuro já recebeu R$ 2 bilhões em investimentos e formou quase 90 mil profissionais em Minas. Atualmente, cerca de 73 mil estudantes estão em formação em 267 instituições credenciadas.