Leandro dos Santos, de 41 anos, perdeu totalmente a visão em 2012, após complicações de glaucoma. Mesmo com a limitação, ele encontrou no trabalho com anúncios uma forma de sustento e de manter viva a paixão antiga pelo rádio. Hoje, Leandro memoriza mais de 20 produtos por dia para prestar serviços de locução para sacolões, peixarias e frigoríficos da cidade.
A história de Leandro começou em 2009, quando ele fazia panfletagem em bairros da cidade e teve a ideia de anunciar por meio de um som portátil dentro de uma mochila. No ano seguinte, construiu um carrinho de som para ampliar o alcance das propagandas. Em 2011, inovou novamente ao utilizar triciclos, que percorriam as ruas divulgando mensagens comerciais.
Casado, ele afirma que o trabalho se tornou também uma forma de terapia. “Isso aqui pra mim é um refúgio. Só quem perde a visão sabe a dor que é. Eu sou grato a Deus e às pessoas que são parceiras minhas. A minha vida é isso”, contou. Além das locuções, Leandro tem planos de lançar uma rádio comunitária pela internet, já com equipamentos como computador e mesa de som.
Com 11 anos de experiência em mercado de áudio, ele desenvolveu habilidade de memorizar preços e informações rapidamente, usando isso como principal ferramenta no dia a dia de trabalho. O projeto da rádio é visto como a realização de um sonho antigo, que começou ainda na infância, quando a paixão pelo rádio se transformou em profissão.