QUEDA DE ÁRVORES

Árvore de grande porte cai no Angola durante ventania e deixa bairro sem luz; velocidade do vento chegou a 95 km/h

Ventania derruba árvores, interdita ruas e deixa moradores sem energia; equipes da Cemig trabalham nos reparos

Por Vitor Hugo da Rocha


Publicado em 22 de setembro de 2025 | 20:00
 
 
Na rua Teodomira Odete da Silva, no bairro Angola, via ficou totalmente interditada

O primeiro dia da primavera foi marcado por ventos fortes e quedas de árvores na cidade. No início da noite desta segunda-feira (22/9), uma árvore de grande porte caiu na rua Teodomira Odete da Silva, no bairro Angola, deixando a via totalmente interditada e moradores assustados e sem energia. O incidente também provocou a ruptura da fiação elétrica.

Germano Felix, morador da região, relatou surpresa com a força da tempestade: “Às vezes vêm aqui, fazem uma vistoria, mas é aquela vistoria de vista grossa e vão embora. Aí acaba acontecendo isso aí, ó. Hoje, por volta das 18 horas, armou uma tempestade e essa árvore despencou, atingindo a rede de alta tensão”, disse.

Outro morador, João Nani, também comentou sobre o impacto da queda: “Não chegou a derrubar o muro nem a cair em cima dele, mas a gente está bem preocupado, porque essa árvore é muito antiga. Eu lembro dela desde pequeno aqui. A árvore saiu por inteiro, desde a raiz, e isso preocupa muito, tanto pela questão da energia quanto pela segurança. Meus avós moram sozinhos aqui e ficaram sem luz”, contou.

Ao menos mais duas árvores de grande porte caíram na cidade entre o fim da tarde e o início da noite. Na região Norte, uma delas caiu na rua Dr. Leocádio, no bairro Novo Horizonte, interditando toda a pista. A outra ocorreu em uma via do bairro Repouso, interditando meia-pista. Ninguém se feriu nas ocorrências.

A Cemig informou que, em Betim, a tempestade provocou falta de energia em diversos pontos da cidade. A intensidade da chuva e do vento, que chegou a 85 km/h, causou quedas de árvores e objetos lançados em direção à rede elétrica, resultando em curtos-circuitos, rompimento de cabos e quebra de postes.

Equipes da companhia iniciaram imediatamente os trabalhos de reparo, com cerca de 300 profissionais entre engenheiros, técnicos e eletricistas atuando de forma ininterrupta. A previsão é que o fornecimento de energia seja restabelecido de forma gradativa ao longo da noite desta segunda-feira e madrugada de terça-feira (23/9).