O município de Betim é o líder no ranking de imprudência nos cruzamentos ferroviários na Grande BH, conforme aponta relatório recente do Centro de Controle de Passagens em Nível (CCPN), da concessionária VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
De acordo com o levantamento, de janeiro a agosto deste ano, dos mais de 30 mil registros de evasões computados na Grande BH, Betim foi responsável por mais de 26 mil dos casos. Santa Luzia é a segunda colocada no ranking, com cerca de 3.000 comportamentos inadequados contabilizados nos primeiros oito meses deste ano.
O relatório mostra ainda que, somente em julho deste ano, foram quase 5.300 evasões em passagens em nível na cidade, ou seja, mais de 170 registros por dia de condutores que passaram em um cruzamento com a linha férrea após o acionamento dos sinais luminosos e sonoros das cancelas.
Em agosto, os registros dessas evasões se reduziram para cerca de 4.800, mas, segundo o CCPN, os casos continuam elevados. “A invasão da faixa de circulação dos trens, combinada com o desrespeito à sinalização ferroviária, é a principal causa desses acidentes na composição férrea”, frisaram especialistas da VLI.
Além das evasões, Betim lidera o número de cancelas quebradas na Grande BH. Entre janeiro e agosto de 2025, mostrou o relatório do Centro de Controle de Passagens em Nível, foram 20 ocorrências registradas na região, todas em Betim.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, transitar com o veículo após a sinalização de advertência de uma passagem em nível configura infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, além de acréscimo de sete pontos na carteira de habilitação (CNH) do condutor.
No último dia 18, a VLI realizou na cidade, em parceria com a prefeitura, um simulado de acidente entre o trem e um carro. A iniciativa abriu a programação da Semana Nacional do Trânsito, com o tema “Desacelere, o maior bem é a sua vida”. A ação ocorreu na passagem em nível do Ceabe, na avenida Governador Valadares, e teve como objetivo conscientizar motoristas e pedestres sobre os cuidados necessários ao atravessarem a ferrovia. Durante a simulação, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas pelo maquinista para atender às vítimas. Além disso, panfletos educativos foram distribuídos à população com orientações sobre segurança ferroviária.