O betinense Pablo Henrique de Oliveira Moreira, de 32 anos, morador do bairro Cidade Verde, é um dos pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que conquistaram o 1º lugar no Edital Nacional de Fomento à Pesquisa em Turismo e Hospitalidade – ANPTUR/EMBRATUR N. 01/2025. Foram 11 projetos inscritos em todo o país e apenas quatro contemplados, cada um com financiamento de R$ 100 mil. O projeto de Pablo e sua equipe ficou em primeiro lugar na seleção.
Graduado em Turismo e mestre na mesma área, Pablo é doutorando no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (PPGIEL/UFMG). A pesquisa premiada surge a partir de sua tese de doutorado e resultou na criação do projeto “Brasil criativo, com afeto para você – Reconhecimento Afetivo de Cidades Criativas em Gastronomia da UNESCO: Contribuições teórico-metodológicas para o estudo da imagem de destinos e governança”.
Além de Pablo, integram a equipe as professoras Christianne Luce Gomes (UFMG/PPGIEL), Joice Lavandoski (UNIRIO e colaboradora no PPGTUR/UFF), Carla Conceição Lana Fraga (UFJF) e Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira (UFMG). O estudo irá investigar como experiências gastronômicas em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), reconhecidas pela UNESCO como Cidades Criativas em Gastronomia, influenciam a imagem internacional desses destinos e fortalecem estratégias de governança turística.
Antes de falar sobre os próximos passos da pesquisa, Pablo destacou o caráter coletivo do trabalho e como ele se conecta à sua trajetória acadêmica: “Esse projeto é fruto de um trabalho que não começa agora, começa desde minha pesquisa de mestrado e incorpora um pouco das particularidades de cada um dos pesquisadores da equipe. Por isso, acredito ser tão singular e espero que traga retorno não só para nós enquanto pesquisadores, mas para o Brasil por meio das políticas de projeção internacional do turismo”, disse.
O resultado da seleção foi divulgado durante o XXII Seminário da ANPTUR e o X Congresso Latino-Americano de Investigação Turística (CLAIT), realizados entre 16 e 19 de outubro de 2025, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), no Rio Grande do Sul.