Redação Nota Mil

Aulão gratuito em Betim vai preparar estudantes para o Enem; inscreva-se

Redação Nota Mil acontecerá no dia 9 de outubro, às 14h, no auditório da universidade

Por O TEMPO


Publicado em 26 de setembro de 2025 | 11:45
 
 
Aula será ministrada no campus da PUC em Betim

Um aulão preparatório gratuito e aberto ao público focado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será promovido pela PUC Minas Betim no dia 9 de outubro.  

O aulão Redação Nota Mil acontecerá às 14h, no auditório da universidade, e será uma oportunidade para estudantes de Betim e cidades próximas se prepararem para a prova que se aproxima. Os interessados devem se inscrever pelo link http://www.pucminas.br/aulaobetim. As vagas são limitadas. 
  
A aula será ministrada pela Profa. Dra. Josiane Militão, do Departamento de Letras da PUC Minas. Durante o evento, a professora abordará pontos cruciais para um bom desempenho na redação do Enem, incluindo habilidades de escrita, interpretação de textos e os critérios do exame. Além disso, destacará a relevância de diversos letramentos – linguístico-discursivo, científico, informacional, literário – essenciais para o sucesso em todas as áreas do exame. 
  
A iniciativa será ministrada por Josiane Andrade Militão, que é graduada em letras com habilitação em inglês, além de mestre e doutora em linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 1995, ela atua como professora na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, lecionando nas áreas de linguística e língua inglesa. 
  
A professora desenvolve pesquisas com foco na relação entre cognição, linguagem e emoções, dentro do campo da linguística cognitiva. Andrade Militão também é integrante dos grupos de pesquisa Complex Cognitio e Elinc, ambos do programa de pós-graduação em letras da PUC Minas. 
  
Atualmente, ela coordena o Projeto Leitura e Escrita com Refugiados e Migrantes (LER), uma iniciativa de extensão e pesquisa que funciona como uma comunidade intercultural. O projeto promove o ensino da língua portuguesa e da cultura brasileira para auxiliar no processo de inserção cultural e social de refugiados e migrantes, baseando-se no princípio da convivência.