Um homem foi detido pela Guarda Municipal de Betim na manhã deste sábado (6/9), após descumprir uma medida protetiva e se aproximar da ex-companheira, no bairro Jardim Perla. O caso mobilizou a equipe da Rondas Municipais após a vítima, uma mulher de 33 anos, acionar por três vezes o sistema do botão do pânico, tecnologia utilizada por mulheres em situação de violência doméstica, acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha.
De acordo com o boletim de ocorrência, os guardas foram informados de que o autor, de 39 anos, estaria em frente à casa da ex-companheira, dentro de um veículo VW Voyage branco. Ao chegar ao local, a equipe constatou a presença do suspeito, que foi abordado e questionado sobre o motivo da aproximação.
O homem afirmou aos agentes que havia ido apenas para ver a filha, mas admitiu que não possuía contato com a ex-companheira e tampouco autorização judicial para tal visita. Ele informou ainda que a criança não estava no local. Aos guardas, a mulher confirmou a existência da medida protetiva, expedida em abril deste ano pelo Juizado de Violência Doméstica.
Segundo os agentes que atenderam à ocorrência, o homem não demonstrou resistência e colaborou com os procedimentos. A Guarda Municipal elaborou o boletim de ocorrência, e o autor foi conduzido até a Delegacia de Plantão de Betim.
Ainda conforme o registro, a vítima relatou sentir-se insegura e ameaçada com a aproximação do ex-companheiro e destacou que o relacionamento entre ambos foi marcado por episódios de violência psicológica e controle excessivo.