Moradores de Betim terão, nesta semana, a oportunidade de conhecer de perto um dos museus de ciência e tecnologia do país, sem precisar sair da cidade. O Museu WEG Itinerante chega ao campus do IFMG Betim, na rua Itaguaçu, com uma exposição interativa e gratuita que ficará disponível de 5 a 10 de setembro.
O projeto leva para diferentes regiões do Brasil uma parte da exposição do Museu WEG de Ciência e Tecnologia. Com recursos audiovisuais e experiências imersivas, os visitantes poderão aprender sobre os conceitos básicos da física e da energia elétrica, além de conhecer a história de empreendedorismo dos fundadores da multinacional.
A mostra é voltada para escolas, famílias e comunidades locais e funcionará em três turnos: 08h30 às 11h30, das 13h às 17h e das 18h30 às 20h30.
O projeto já percorreu cidades como Itajaí (SC), Blumenau (SC), Sertãozinho (SP), Cachoeirinha (RS), Bento Gonçalves (RS), Itajubá (MG) e São Bernardo do Campo (SP), recebendo mais de 20 mil visitantes. Depois de Betim, o roteiro segue para Linhares (ES).
O diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da WEG, Daniel Marteleto Godinho, explica que a proposta é aproximar a ciência das comunidades onde a empresa atua. “A ideia é unir a tradição do Museu WEG, que já se consolidou como referência, com uma nova forma de se comunicar, aproximando a história da companhia e o conhecimento científico das comunidades”, afirmou.
Para o diretor-geral do IFMG Betim, Reginaldo Vagner Ferreira, receber o museu é uma grande oportunidade valiosa para estudantes conhecerem o espaço. “Não apenas os alunos do IFMG, mas de toda a região. Já temos recebido visitantes das redes municipal e estadual de ensino, o que reforça a relevância dessa iniciativa. Até o momento, mais de 2.000 estudantes e visitantes da região já tiveram a oportunidade de conhecer o espaço. A expectativa é que esse número chegue a cerca de 4.000 até o encerramento do período de visitação”, revela.
O espaço em Betim foi viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da WEG, realização do Ministério da Cultura e apoio do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, além da Aukland Projeto e Produção.