
A região de Vianópolis, em Betim, acumulou 300 mm de chuva entre os dias 1º e 23 de janeiro, um volume que supera a média climatológica do mês. Em 2020, por exemplo, esse foi o total registrado no mês inteiro, de acordo com a Superintendência Municipal de Defesa Civil.
Nessa sexta-feira (23/1), foi emitido um alerta severo de risco geológico muito alto, devido ao acumulado de mais de 190 mm em três dias, em algumas localidades. As regionais Vianópolis, Icaivera, Imbiruçu e Teresópolis são as que demandam mais cuidados, atualmente, conforme informado pelo órgão de segurança.
Segundo a Defesa Civil, moradores que vivem próximo a encostas ou barrancos devem ficar atentos a sinais de movimentação do solo, como trincas, postes inclinados e portas emperradas.
Em caso de emergência ou suspeita de intercorrência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199. Os atendimentos são feitos 24 horas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mais chuvas em Betim no fim de semana. Neste sábado (24/1), espera-se pancadas isoladas, com temperaturas até 25°C.
Já no domingo (25/1), podem ocorrer também trovoadas em algumas áreas. Os termômetros deverão variar entre 19°C e 26°C, segundo o Inmet.