Selo reconhece redes públicas de ensino que se destacam pela garantia da alfabetização de crianças
Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação
Selo reconhece redes públicas de ensino que se destacam pela garantia da alfabetização de crianças
Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação
A Educação de Betim conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
A certificação, concedida pelo Ministério da Educação (MEC), reconhece redes públicas de ensino que se destacam pela garantia da alfabetização de crianças do 1º e do 2º anos do ensino fundamental.
O selo amplia a capacidade do município de captar recursos federais e de participar de intercâmbios. O primeiro ouro concedido a Betim foi em 2024, na gestão do então prefeito Vittorio Medioli.
Criado pelo MEC, o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização tem como objetivo incentivar e reconhecer estados e municípios que priorizam a alfabetização de qualidade.
A premiação é dividida em três categorias, Bronze, Prata e Ouro, sendo esta última o selo máximo de eficiência e compromisso com o futuro das crianças brasileiras.
O município também recebeu do MEC o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais, distinção concedida a redes de ensino que se destacam na implementação de políticas públicas voltadas à equidade racial e à promoção de uma educação antirracista.
A certificação integra a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). O selo reconhece as secretarias de educação estaduais e municipais que aplicam, de forma efetiva, as diretrizes das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena na educação básica.