EDUCAÇÃO

Betim é bicampeã do Selo Ouro do MEC

Primeiro ouro concedido ao município foi em 2024, na gestão do então prefeito Vittorio Medioli

Por O TEMPO

Publicado em 31 de janeiro de 2026 | 17:26

 
 
Selo reconhece redes públicas de ensino que se destacam pela garantia da alfabetização de crianças Selo reconhece redes públicas de ensino que se destacam pela garantia da alfabetização de crianças Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação

A Educação de Betim conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

A certificação, concedida pelo Ministério da Educação (MEC), reconhece redes públicas de ensino que se destacam pela garantia da alfabetização de crianças do 1º e do 2º anos do ensino fundamental. 

O selo amplia a capacidade do município de captar recursos federais e de participar de intercâmbios. O primeiro ouro concedido a Betim foi em 2024, na gestão do então prefeito Vittorio Medioli. 

Saiba mais

Criado pelo MEC, o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização tem como objetivo incentivar e reconhecer estados e municípios que priorizam a alfabetização de qualidade.

A premiação é dividida em três categorias, Bronze, Prata e Ouro, sendo esta última o selo máximo de eficiência e compromisso com o futuro das crianças brasileiras.

Equidade racial

O município também recebeu do MEC o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais, distinção concedida a redes de ensino que se destacam na implementação de políticas públicas voltadas à equidade racial e à promoção de uma educação antirracista.

A certificação integra a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ). O selo reconhece as secretarias de educação estaduais e municipais que aplicam, de forma efetiva, as diretrizes das Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena na educação básica.