ESPAÇO MAKER

Stellantis inaugura sala de robótica e inovação na Escola Municipal Aristides José da Silva

Cerca de 60 alunos da instituição e da Escola Municipal Belizário Ferreira Caminhas utilizam o espaço, mas uso será ampliado para toda rede municipal

Por Sara Lira

Publicado em 12 de fevereiro de 2026 | 13:23

 
 
Sala conta com impressora 3D, kits de robótica, notebooks e tablets Sala conta com impressora 3D, kits de robótica, notebooks e tablets Foto: Brandon Santos

Foi inaugurado, nesta quinta-feira (12/2), o Espaço Maker, uma sala de robótica e inovação na Escola Municipal Aristides José da Silva, na regional Teresópolis, em Betim. A iniciativa compõe a Rota do Saber, Programa de Filantropia da Stellantis, em parceria com a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI) e a Prefeitura de Betim.

O espaço utiliza a educação STEM, sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, por meio de  uma abordagem de aprendizagem em sala de aula que integra essas quatro áreas. 

“Aqui os alunos vão desenvolver projetos de autoria própria. É muito mais do que a criação de robôs, mas sim de ideias. Eles terão a liberdade de criar o que acreditam ser um diferencial para a comunidade”, destacou o instrutor educacional do Espaço Maker, Gilberto Lucas de Oliveira.

A sala conta com uma estrutura com impressora 3D, kits de robótica, notebooks e tablets. Os estudantes também têm acesso a kits educacionais com reagentes, componentes elétricos, hardware, software e materiais de prototipagem, permitindo experiências em áreas como física, química, eletrônica e robótica.

Inicialmente, utilizarão o espaço cerca de 60 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da Aristides e da Escola Municipal Belizário Ferreira Caminhas, no contraturno escolar. Porém, a proposta é que a utilização seja ampliada. "A partir de agora, vamos capacitar os nossos professores para ampliar essa parceria. Essa sala será multifuncional, podendo ser utilizada por todos os alunos da rede municipal", acrescentou a secretária municipal de Educação, Marilene Pimenta.

Aprendizagem

Os alunos que já utilizam o espaço aprovaram a estrutura. Para Julia Pereira, de 14 anos, o aprendizado da robótica pode, inclusive, contribuir para seu futuro profissional. "A robótica é algo incrível porque a tecnologia está na nossa vida todos os dias, e entender mais dela faz com que a gente entenda mais o mundo. Creio que irá me proporcionar muitas oportunidades de emprego e faculdade", destacou.

Pedro Rocha, também de 14, já tem em mente tudo o que planeja aplicar. "Quero fazer projetos que ajudem as pessoas a fazer qualquer tipo de coisa, como suporte para pessoas idosas, crianças e adultos, controle para que a pessoa tenha ajuda com remédios, entre outras", afirmou.

O presidente da Stellantis para a América do Sul, Herlander Zola, acredita que a iniciativa irá abrir portas para os adolescentes.

"Quando temos a chance de ver tudo isso funcionando e dos jovens tendo a oportunidade de manusear e ter contato com tecnologias e aquilo que envolve ciência e inovação, é algo muito importante e gratificante. Isso vai dar a eles a oportunidade de concretizarem seus sonhos", finalizou.