PREVENÇÃO

Bebês começam a receber vacina contra bronquiolite em Betim

Imunizante é aplicado em pacientes do CMI e previne formas graves da doença, bem como da pneumonia

Por O TEMPO Betim

Publicado em 13 de fevereiro de 2026 | 09:00

 
 
Nirsevimabe reduz complicações de doenças respiratórias Nirsevimabe reduz complicações de doenças respiratórias Foto: Prefeitura de Betim/Divulgação

A aplicação da vacina Nirsevimabe – que previne formas graves de bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos prematuros e crianças com comorbidade – teve início no Centro Materno-Infantil (CMI) nessa quinta-feira (12/2). 

Inicialmente, o público-alvo são os grupos mais vulneráveis a doenças respiratórias: bebês nascidos com menos de 37 semanas de gestação e ainda hospitalizados; e crianças com condições de saúde pré-existentes, de acordo com critérios estabelecidos em nota técnica e mediante indicação médica. O imunizante reduz complicações e evita internações.

O Nirsevimabe é um anticorpo monoclonal, responsável por promover uma resposta imediata do organismo, diferentemente das vacinas tradicionais. Dessa forma, os bebês adquirem uma defesa rápida contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite e da pneumonia e uma das principais causas de internações prolongadas nessa fase da vida.